Topo

Rodrigo Mattos

Globo recorre à Justiça contra Turner para impedir transmissão da Série A

06/08/2020 11h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo entrou, nesta quarta-feira, com ação na Justiça contra a Turner para impedir que transmita jogos de seus times no Brasileiro. O pedido de liminar ainda será julgado pela 3a Vara Cível do Rio de Janeiro que decidiu ouvir a Turner antes de se pronunciar. No momento, independentemente da liminar, ainda não há nenhuma certeza de que a Turner de fato vai passar qualquer partida pois há indecisão na emissora sobre a Série A.

Pela tabela da CBF, a Turner só transmitiria Coritiba x Internacional, times com os quais tem acordo de televisão. Havia previsão inicial de passar Palmeiras x Vasco, usando como base a MP do Mandante - já que a emissora tem acordo com o time alviverde. Portanto, teoricamente, a Turner já não iria entrar em guerra com a Globo neste final de semana.

Na Globo, a estratégia é se prevenir. A emissora entrou com o pedido de liminar e soltou uma nota oficial confirmando o fato nesta quarta-feira. Repete assim estratégia usada no Carioca quando tentou impedir a transmissão do Flamengo no Carioca.

A tese jurídica da emissora é de que tem cláusula de exclusividade sobre os 11 clubes que assinaram acordos de TV Aberta, TV Fechada e pay-per-view com a emissora. Como o contrato foi feito antes da MP do Mandante, a Globo entende que é um ato jurídico perfeito que seria burlado por uma transmissão da Turner.

A emissora norte-americana já foi notificada e agora a Justiça vai ouvi-la por meia de oitiva. Quem decidirá sobre a liminar é a juíza Priscila Fernandes da Ponte.

Na ação relacionada ao Carioca, a Globo ganhou na segunda instância da Justiça do Rio o processo contra o Flamengo, embora essa decisão tenha ocorrido posteriormente ao jogo. Assim, a emissora rompeu o contrato.

Por enquanto, a Turner nem anunciou os jogos do Brasileiro, nem tem certeza de que haverá transmissão. A emissora ainda negocia um acordo com os oito clubes com os quais tem contrato já que até agora não fez pagamentos nesta temporada de 2020.