PUBLICIDADE
Topo

RedeTV! desiste de final da Taça Rio após recusa do Fluminense em negociar

Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

07/07/2020 18h29

A RedeTV! tentou conversar com o Fluminense para exibir nesta quarta-feira (8) a final da Taça Rio contra o Flamengo, mas o Tricolor das Laranjeiras preferiu não abrir negociações com a emissora de Osasco. Desta forma, uma transmissão em TV aberta da partida na televisão aberta fica cada vez improvável, dependendo de uma decisão judicial.

Segundo apurou o UOL Esporte, a direção de Jornalismo e Esporte da RedeTV! entrou em contato com o dirigentes do Flu, que agradeceram a abordagem, mas explicaram que, pelo menos nesse momento, preferem não negociar com uma outra emissora que não seja a Globo, por questões jurídicas. A RedeTV! agradeceu a resposta e entendeu a questão como encerrada.

Para o Fluminense, mesmo com a Globo liberando o jogo e rescindindo o contrato pelos direitos do Campeonato Carioca, o clube ficou receoso em vender os direitos da partida para um outro grupo. Pensando na segurança do clube, a transmissão deverá ser feita apenas na FluTV, canal oficial do time no YouTube.

Inclusive, o clube das Laranjeiras já organiza a estrutura para exibir a partida desta quarta-feira. O Flu procura uma produtora que já prestou serviços para a Globo na transmissão de jogos no Premiere e convidou para a transmissão o narrador Anderson Cardoso, que tem passagens por rádios do Rio e já fez jogos só com áudio na FluTV.

A RedeTV! queria exibir o jogo para todo o Brasil, não somente para o Rio de Janeiro. A emissora paulista já monitorava a situação desde o início da disputa judicial entre Flamengo e Globo, mas o fato de a emissora carioca ainda ter contrato com os outros clubes do Carioca inibia os planos da concorrente.

Assim que a decisão judicial de ontem (6) dizendo que a Globo não precisava transmitir a final entre Fluminense e Flamengo, a emissora com sede em Osasco se mobilizou rapidamente, mas a Tricolor das Laranjeiras devolveu um "balde de água fria" nas intenções da TV paulista em transmitir a final do segundo turno do Carioca.

No entanto, a RedeTV! não descarta tentar transmitir o Campeonato Carioca no futuro, já que no ano que vem os clubes terão que conversas com as TVs para tentar transmitir o torneio, com a saída da Globo da parceria.

Sobre o impasse do Carioca na TV

A disputa jurídica sobre os direitos de transmissão do campeonato começou na última quinta-feira (2), quando a Globo anunciou que iria rescindir o contrato vigente, válido até 2024. O motivo foi a perda de exclusividade, em razão da exibição de Flamengo x Boavista, feita pelo Rubro-Negro na Fla TV.

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) então entrou na Justiça e fez com que a Globo exibisse via liminar a partida de domingo (5) entre Fluminense x Botafogo.

Nesta segunda (6), a Globo recorreu da decisão e conseguiu uma decisão ao seu favor. No parecer, Eunice Haddad, juíza da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro, tornou sem efeito a sua liminar, visto que o Fla não tem contrato com o Grupo Globo pela exibição do Carioca. Assim, o Flu, mandante do clássico, estava livre para negociar os direitos de transmissão com quem achar melhor, na forma da atual Medida Provisória 984.

A Ferj criticou a Globo e entrou com um agravo de instrumento, pedido que a liminar seja válida. O processo foi para a 14º Câmara Cível do Rio de Janeiro, e será julgado pelo desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho.

UOL Esporte vê TV