Topo

Sem clubismo? Por que a Globo hesita em usar reprises de times brasileiros

Com Bebeto e Romario, Globo exibe final do tetra no próximo domingo -
Com Bebeto e Romario, Globo exibe final do tetra no próximo domingo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/04/2020 04h00

Desde que começou a reexibir jogos nas tardes de domingo, a Globo só tem mostrado ou projetado transmitir partidas clássicas da seleção brasileira. Se neste domingo vai exibir o tetracampeonato de 1994, nas próximas semanas a emissora deverá mostrar também um jogo da seleção feminina de futebol. No entanto, alguns telespectadores se perguntam: quando jogos de clubes serão aproveitados?

Pelo menos nos próximos três finais de semana, jogos da seleção continuarão sendo mostrados. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a decisão de mostrar só jogos da seleção é uma estratégia da direção do Esporte da Globo para tentar atrair o máximo de público possível para as reprises de domingo.

Existe o entendimento de que, com exceção de partidas pontuais, a reprise de uma final de Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, por exemplo, só interessa para uma torcida em específica - geralmente a que ganhou aquela final ou jogo decisivo e marcante para tal clube.

Mas a emissora carioca não descarta totalmente exibir alguns jogos de clubes. A Globo quer esgotar a possibilidade de reprises de jogos de seleções nas tardes de domingo. O leque ainda é considerado alto, já que jogos do futebol feminino ajudam a aumentar esse menu de opções.

Após esse esgotamento de jogos do Brasil, se for detectado um cansaço de audiência ou se ainda precisar recorrer a jogos antigos para preencher sua tarde de domingo, a Globo vai escolher jogos de clubes. Decisões de mata-mata serão a prioridade, quando isto ocorrer.

No próximo domingo (26), a Globo vai exibir o tetracampeonato na íntegra, reduzindo o tempo do "Domingão do Faustão". Como apurou o UOL Esporte, nos dois domingos seguintes, a emissora já projeta exibir a final da Copa das Confederações de 2013 e a final do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007, ambos vencidos pela seleção.

Enquanto a Globo segue apenas reexibindo jogos da seleção, outras emissoras passam jogos com clubes. A Band, por exemplo, vai mostrar no próximo domingo a final do Campeonato Brasileiro de 1998, vencido pelo Corinthians. Anteriormente, o canal paulista já tinha exibido a final do Campeonato Paulista de 1993 e do Mundial de Clubes de 1992, agradando palmeirenses e são-paulinos, respectivamente.

Nos canais pagos, a grande maioria das reprises são de jogos com clubes. A exceção é no SporTV, onde a "Faixa Especial" exibiu campanhas marcantes da seleção brasileira e nesta semana mostra finais de Copa do Mundo desde o Mundial de 1986 até a última edição, realizada em 2018.