Topo

Band contraria Renata Fan com Jogo Aberto no ar, sem futebol, e gera atrito

Renata Fan durante o Jogo Aberto - Reprodução/Bandeirantes
Renata Fan durante o Jogo Aberto Imagem: Reprodução/Bandeirantes

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

31/03/2020 04h00

No que dependesse de Renata Fan, o Jogo Aberto, da Band, não estaria no ar, num momento em que os eventos esportivos, principalmente os jogos de futebol, estão suspensos. A apresentadora sugeriu que sua atração também saísse da grade por causa do avanço do novo coronavírus. Mas a emissora não acatou a sugestão.

Segundo apurou o UOL Esporte, Renata entendia que não seria interessante sem jogos de futebol para debater, especialmente durante duas horas. Falariam do quê? Na sua visão, a audiência do seu programa deveria cair e isso poderia gerar desgastes de imagem, inclusive com anunciantes. Pois a audiência caiu, assim como a da atração seguinte, Os Donos da Bola, de Neto.

A Band, no entanto, bateu o pé. Não quis tirar o programa da sua grade. Mas também deu uma sugestão para que a jornalista não fosse prejudicada: Renata Fan ficaria preservada durante a pandemia, e uma outra apresentadora seria escalada para realizar o programa ao vivo diariamente.

Essa condição não foi aceita por Renata. Mesmo contrariada, decidiu, então, seguir com o programa. Para se resguardar, a Band fez Renata Fan assinar um termo de responsabilidade no qual ela dizia estar ciente dos riscos de trabalhar normalmente em tempos de cobertura massiva sobre os impactos do novo coronavírus.

A disputa foi vista internamente apenas como um mal-estar entre as chefias da Band e Renata, e não deve afetar a renovação de contrato da apresentadora, que está com negociações suspensas, mas que estava bem encaminhada antes da pandemia do Coronavírus estourar no Brasil.

Mesmo sem eventos de futebol para se discutir diariamente, a Band não quis tirar o Jogo Aberto do ar muito por conta de seu alto faturamento. O programa está lotado de ações de merchandising e, num momento de crise da TV brasileira, esse faturamento é bastante importante para a emissora paulista.

Mas no fundo, a apresentadora do Jogo Aberto tinha razão. Na semana passada, Renata Fan e o seu programa marcaram média de 2,3 pontos de audiência na média semanal da Grande São Paulo, quase 40% a menos do que o Jogo Aberto costuma marcar habitualmente.

Procurada oficialmente pelo UOL Esporte, a Band preferiu não comentar o assunto.