Árbitro da final da Copa do Rei chora por críticas da TV do Real Madrid

Por Fernando Kallas

SEVILHA, Espanha (Reuters) - Ricardo de Burgos Bengoetxea, o árbitro da final da Copa do Rei, no sábado, entre Real Madrid e Barcelona, foi às lágrimas na sexta-feira, ao responder a um vídeo crítico publicado pelo canal de TV interno do Real (RMTV).

O vídeo, divulgado na quinta-feira, mostra o que a RMTV diz ser uma série de erros cometidos por De Burgos ao longo de sua carreira.

A publicação é a mais recente de uma série de edições feitas pela RMTV, criticando a arbitragem espanhola.

De Burgos expressou sua angústia durante uma coletiva de imprensa, declarando: "Quando uma criança chega à escola e seus colegas lhe dizem que seu pai é um ladrão, isso nos deixa doentes".

Ele continuou enfatizando sua integridade e os desafios enfrentados por muitos árbitros, tanto no futebol profissional quanto nas categorias de base.

"O que eu faço é tentar educar meu filho e dizer a ele que seu pai é um homem honesto, que comete erros como qualquer outro esportista. É muito difícil, não recomendo isso a ninguém..."

"Não está certo o que estamos passando para muitos colegas, não apenas no futebol profissional, mas também no futebol de base. Que todos reflitam sobre onde queremos chegar, sobre o que queremos do esporte e do futebol", acrescentou.

Não houve resposta imediata do Real Madrid com relação aos comentários de De Burgos.

Continua após a publicidade

Pablo González Fuertes, árbitro do VAR para a final de sábado, disse que os árbitros logo tomarão ações devido à pressão contínua que enfrentam.

"Vamos começar a tomar medidas reais, não vamos continuar permitindo o que está acontecendo", afirmou ele.

"Em alguns dias, todos vocês verão. Vamos fazer história e não vamos continuar a tolerar o que estamos tolerando. Uma greve? Vocês terão notícias nossas em breve."

Em fevereiro, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) destacou as preocupações dos árbitros com relação aos abusos, citando o caso do árbitro José Munuera Montero, que enfrentou uma reação negativa depois de emitir um cartão vermelho para Jude Bellingham, do Real Madrid.

Algumas semanas antes, o Real também havia apresentado uma carta de reclamação contra os árbitros espanhóis após a derrota por 1 x 0 para o Espanyol.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.