Topo

Atletas do Afeganistão chegam a Tóquio para as Paraolimpíadas de Tóquio

Atleta paralímpica do Afeganistão, Zakia Khudadadi - Zakia Khudadadi/Zakia Khudadadi via REUTERS
Atleta paralímpica do Afeganistão, Zakia Khudadadi Imagem: Zakia Khudadadi/Zakia Khudadadi via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 12h36Atualizada em 29/08/2021 04h32

Dois atletas afegãos, Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli, chegaram a Tóquio para competir nos Jogos Paraolímpicos. Segundo o site Inside The Games, Khudadadi será a primeira atleta feminina do Afeganistão a participar das Paralimpíadas desde Atenas, em 2004.

Já Rasouli vai se preparar para as eliminatórias do evento dos 400 metros da classe T47 do atletismo. Havia muita insegurança quanto à participação dos atletas no evento desde que o grupo Talibã retomou o controle do país. Os voos internacionais do Afeganistão foram praticamente cancelados.

O Comitê Paraolímpico Internacional comunicou que os atletas conseguiram voar para Paris a tempo e treinaram por lá. Da cidade francesa, os afegãos viajaram para Tóquio.

"Acredito fortemente que, através do Movimento Paralímpico e dos Jogos Paraolímpicos, todos nós podemos passar a mensagem positiva de que a coexistência pacífica é melhor para a humanidade, que devemos celebrar nossas diferenças sabendo que temos mais em comum do que aqui no que nos divide, e que devemos manter e valorizar a paz porque brigas e sentimentos negativos só destroem a humanidade", disse o chefe da delegação paralímpica afegã, Arian Sadiqi.