Topo

Bruna Alexandre avança às semifinais no tênis de mesa e assegura medalha

Bruna Alexandre em ação nas Paralimpíadas de Tóquio - Fabio Chey/CPB
Bruna Alexandre em ação nas Paralimpíadas de Tóquio Imagem: Fabio Chey/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/08/2021 05h51

A atleta Bruna Alexandre Costa vai subir ao pódio na disputa da classe 10 (para atletas andantes que possuem poucas restrições locomotoras) do tênis de mesa nas Paralimpíadas de Tóquio. Nesta sexta-feira, ela venceu o seu segundo jogo no Grupo B, garantiu o primeiro lugar da chave e avançou direto às semifinais. Assim, deixará o Japão ao menos com a medalha de bronze, pois nesta edição do evento não haverá disputa do terceiro lugar na modalidade.

Diante de Tzu Yu Lin, de Taiwan, Bruna Costa triunfou com o placar de 3 sets a 0. Mesmo com alguma dificuldade, ela fechou os três games com as parciais de 11/8 no primeiro, 11/8 no segundo e 11/7 no terceiro. É sua segunda vitória nas Paralimpíadas, pois bateu a australiana Melissa Tapper, também por 3 a 0, na estreia.

Será, assim, a terceira medalha paralímpica da carreira de Bruna Costa. Ela, afinal, foi bronze no individual e por duplas nos Jogos do Rio, em 2016. Mas agora, evidentemente, tentará superar o desempenho apresentado em casa. Para isso, nas semifinais, buscará bater a vencedora do confronto entre a turca Merve Demir e a taiwanesa Tien Shiau-Wen. Esse seu compromisso está agendado para domingo, a partir de 1h40 (no horário de Brasília).

Por sua vez, o brasileiro Paulo Sérgio Salmin Filho foi eliminado pelo alemão Bjoern Schnake nas oitavas de final da classe 7 (para atletas andantes) do tênis de mesa nas Paralimpíadas de Tóquio. Para isso, foi derrotado por 3 sets a 0. Assim, está desclassificado e não avança na briga por medalhas no Japão.

Na fase de grupos, o atleta perdeu para o chinês Shuo Yan por 3 a 0, e ganhou do croata Pavao Jozic por 3 a 2 em uma partida emocionante. A fase das oitavas de final foi uma espécie de repescagem, com apenas dois confrontos. E com a derrota, ele não se junta ao brasileiro Israel Stroh nas quartas de final.

No primeiro set, Paulo fez uma partida bem equilibrada, mas, o alemão ganhou a parcial por 12/10. O atleta não conseguiu manter o nível da performance no segundo game, e cedeu uma vitória com grande vantagem, por 11/3. No terceiro set, ele lutou para tentar levar a partida para o quarto set, porém, não deu para o brasileiro. Bjoern venceu a última parcial por 11/9, finalizando a partida em 3 a 0.

Millena França dos Santos entrou em ação nesta sexta-feira em Tóquio pelo Grupo C, na classe 7 (para atletas andantes), e foi derrotada por 3 sets a 0 pela sul-coreana Seongok Kim. A adversária teve facilidade durante os três games, finalizando o jogo com as parciais de 11/4, no primeiro, 11/1, no segundo, e 11/3, no terceiro. Sem conseguir resistir ao alto nível da asiática, a brasileira acumula mais uma derrota, pois antes havia perdido para a chinesa Rui Wang por 3 a 0.