Topo

Pós-Tóquio: quais os próximos eventos dos medalhistas olímpicos brasileiros

Medalha de ouro no surfe masculino, Italo Ferreira já está no México para a etapa do Mundial - Olivier MORIN/AFP
Medalha de ouro no surfe masculino, Italo Ferreira já está no México para a etapa do Mundial Imagem: Olivier MORIN/AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/08/2021 12h00

Ganhar uma medalha olímpica, até mesmo a de ouro, não significa ter um período de descanso pela frente. Nada disso! A maioria dos brasileiros que marcaram seus nomes nos Jogos de Tóquio já está prestes a competir novamente —e teve até quem já subiu ao pódio novamente.

Para seguir acompanhando de perto nossos medalhistas olímpicos, o UOL Esporte lista aqui abaixo as próximas competições de cada um eles. Confira a agenda:

Italo Ferreira (surfe)

Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico do surfe - Ryan Pierse/Getty Images - Ryan Pierse/Getty Images
Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico do surfe
Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

O surfista campeão olímpico pode voltar para a água já nesta terça-feira (10), quando será aberta a janela de espera da etapa do México, a sétima do Mundial de Surfe. O potiguar de 27 anos mira a vitória no evento para tentar alcançar Gabriel Medina na liderança.

Kelvin, Rayssa e Pedro (skate)

a atleta Rayssa Leal, medalhista de prata durante cerimônia de premiação em Tóquio - Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB - Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB
Rayssa Leal, medalhista de prata no skate street em Tóquio
Imagem: Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB

Os medalhistas brasileiros do skate voltam a competir ainda este mês, nos Estados Unidos. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal participam do primeiro evento do Mundial, o Street League Skateboarding, em Salt Lake City, em Utah, dias 27 e 28 de agosto. Já Pedro Barros ainda não tem sua agenda definida para a sequência da temporada.

Rebeca Andrade (ginástica)

Rebeca Andrade e suas duas medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: ouro no salto e prata no individual geral - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Rebeca Andrade e suas duas medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: ouro no salto e prata no individual geral
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Ouro e prata em Tóquio, Rebeca Andrade tem duas competições pela frente, uma nacional e outra internacional: o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística em Aracaju, dia 29 de setembro, e o Campeonato Mundial que tem início dia 18 de outubro, em um lugar que certamente trará boas recordações à nossa ginasta: Kitakyushu, no Japão.

Martine Grael e Kahena Kunze (vela)

Martine Grael e Kahena Kunze exibem as medalhas de ouro conquistadas na vela nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020 - Daniel Ramalho / COB - Daniel Ramalho / COB
Martine Grael e Kahena Kunze exibem as medalhas de ouro conquistadas na vela nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020
Imagem: Daniel Ramalho / COB

A próxima participação das medalhistas de ouro em Tóquio e Rio de Janeiro ainda não está confirmada, mas deve acontecer no Mundial de Snipe Feminino, a partir do dia 5 de outubro, mesmo não sendo a classe de barco delas (49er FX).

Scheffer, Fratus e Ana Marcela (natação)

Ana Marcela Cunha. Jogos Olimpicos, Tokyo 2020 - Satiro Sodré/SSPress/CBDA - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Ana Marcela Cunha e a medalha de ouro conquista na maratona aquática em Tóquio
Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Medalha de bronze nos 200 m livre, Fernando Scheffer mal descansa e já marca presença no tradicional José Finkel, que acontece em Bauru a partir de amanhã (10). Já Bruno Fratus, bronze nos 50 m livre, e Ana Marcela Cunha, campeã na maratona aquática, ainda não têm sua agenda definida, segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (judô)

Mayra Aguiar mostra sua medalha de bronze no judô - Júlio Cesar Guimarães/COB - Júlio Cesar Guimarães/COB
Mayra Aguiar mostra sua medalha de bronze no judô
Imagem: Júlio Cesar Guimarães/COB

Os judocas medalhistas em Tóquio passam por um período de descanso e só depois voltam aos treinamentos. As agendas de Daniel e Mayra ainda serão definidas nos próximos dias.

Laura Pigossi e Luisa Stefani (tênis)

Luisa Stefani mal ganhou a medalha de bronze e já voltou para as quadras. Neste domingo (8), ela foi vice-campeã do WTA 500 de San Jose, na Califórnia (EUA), ao lado da canadense Gabriela Dabrowski. Agora, ela emenda outros dois torneios nas próximas semanas: WTA 1000 em Montreal (Canadá), entre 9 e 15 de agosto, e WTA 1000 em Cincinnati (EUA), entre 16 e 22.

WTA 500 de San Jose, na Califórnia (EUA)... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/08/08/luisa-e-vice-campea-de-torneio-da-wta-uma-semana-apos-bronze-em-toquio.htm?cmpid=copiaecola
WTA 500 de San Jose, na Califórnia (EUA)... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/08/08/luisa-e-vice-campea-de-torneio-da-wta-uma-semana-apos-bronze-em-toquio.htm?cmpid=copiaecola

Laura, por sua vez, volta às quadras na semana que vem. Ela desembarca amanhã (10) em Barcelona e inicia a preparação para sua próxima gira de torneios que serão na Espanha: em Ourense, a partir do dia 16 de agosto, e Vigo, a partir do dia 23. Ela disputa a chave de simples e de duplas dos eventos.

Alison dos Santos e Thiago Braz (atletismo)

Alison dos Santos, o Piu, com a medalha de bronze dos 400m com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio - WAGNER CARMO/CBAt - WAGNER CARMO/CBAt
Alison dos Santos, o Piu, com a medalha de bronze dos 400m com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio
Imagem: WAGNER CARMO/CBAt

Bronze em Tóquio nos 400 m com barreiras, Alison dos Santos fica em São Joaquim da Barra até o dia 14 e, dia 16, já recomeça os treinos em São Paulo visando as três últimas competições da temporada: Liga Diamante de Bruxelas (BEL), dia 3 de setembro, e de Zurique (SUI), dia 9, além do World Challenge Bellinzona (SUI) no dia 14. Só depois de cumprir todo o calendário que 'Piu' terá um período de descanso, antes da retomada dos treinamentos para a temporada de 2022.

Thiago Braz, por sua vez, ainda não definiu com sua equipe técnica quais serão as próximas competições que irá disputar.

Abner, Beatriz e Hebert (boxe)

Hebert Conceição, medalhista de ouro em Tóquio - Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB - Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB
Hebert Conceição, medalhista de ouro no boxe
Imagem: Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB

A princípio, Abner Teixeira e Hebert Conceição têm como próxima competição o Mundial masculino em Belgrado, na Sérvia, que acontece de 26 de outubro a 6 de novembro. Já Beatriz Ferreira deve marcar presença no Campeonato Mundial feminino, em outubro, ainda sem local definido. Como as agendas ainda não estão 100% definidas, existe a possibilidade de eles participarem de outros eventos antes mesmo dos mundiais.

Isaquias Queiroz (canoagem)

Isaquias Queiroz  no pódio com a medalha de ouro na categoria C1 1000m da canoagem de velocidade - Miriam Jeske/COB - Miriam Jeske/COB
Isaquias Queiroz agradece aos céus após ganhar medalha de ouro na categoria C1 1000m da canoagem de velocidade
Imagem: Miriam Jeske/COB

O medalhista de ouro na canoagem deve voltar às competições no mês de setembro, com o Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade, em Cascavel (PR), entre os dias 23 e 26.

Vôlei feminino

Vôlei feminino prata Tóquio - Gaspar Nóbrega/COB - Gaspar Nóbrega/COB
Atletas do vôlei feminino brasileiro durante a cerimônia de premiação da medalha de prata
Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

As meninas vice-campeãs olímpicas voltam às quadras com a seleção brasileira apenas em setembro, para representar o país no Campeonato Sul-Americana que acontece entre os dias 15 e 19, na Colômbia.

Futebol masculino

Seleção brasileira de futebol conquista o ouro na final contra a Espanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Seleção brasileira de futebol conquista o ouro na final contra a Espanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Imagem: Clive Mason/Getty Images

O elenco que ganhou a medalha de ouro em Tóquio — ao menos a maioria — agora se divide entre seleções principal e sub-23. Os comandados de Tite encaram o Chile no dia 2 de setembro, pela nona rodada das eliminatórias da Copa do Mundo, enquanto o time de André Jardine ainda não tem agenda definida pela CBF.