Topo

OPINIÃO

Abstinência olímpica? Game oficial de Tóquio-2020 ajuda a curar a ressaca

Reprodução
Imagem: Reprodução

Alexandre Cossenza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/08/2021 04h00

Foram mais de duas semanas com uma quantidade obscena de disputas acontecendo ao mesmo tempo enquanto zapeávamos e abríamos multitelas loucamente em TVs, smartphones, tablets e computadores. Vimos, torcemos, comemoramos e choramos tanto que hoje, primeiro dia sem as Olimpíadas de Tóquio, parece o dia mais entediante do ano. Bate forte aquele vazio, e vale qualquer coisa para tapar o buraco.

Um remédio interessante é "Olympic Games Tokyo 2020", o game oficial das Olimpíadas, que volta a existir depois de nove anos. Após o competente "London 2012", lançado na época dos Jogos de Londres, houve um hiato na indústria, e as Olimpíadas do Rio ficaram sem um game oficial. Este ano, a Sega Studios Australia produziu e lançou o jogo de Tóquio sem muita badalação.

Vôlei de praia game - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entender "Olympic Games Tokyo 2020" (OGT2020) exige um pequeno contexto histórico —e juro, serei breve. As últimas edições dos Jogos (Pequim-2008, Vancouver-2010 e Londres-2012) tiveram dois games licenciados. As versões "sérias", que buscavam mais realismo, e as versões "Mario & Sonic at the Olympic Games", voltadas para um público mais jovem e com personagens famosos de Sega e Nintendo.

OGT2020 é quase uma mistura de ambos. Os controles não são tão simples —o que é bom para quem busca desafios— mas os gráficos e a jogabilidade são mais estilo arcade, com chutes indefensáveis no futebol e todo tipo de movimentos especiais que não estariam presentes em um game realista. É um terreno meio "Switch-encontra-PS4-e-faz-um-bebê". Aliás, é bom ressaltar: OGT2020 não está disponível na nova geração de consoles. O game foi lançado apenas para PS4, Switch, Xbox One e PCs.

Vamos, então, ao que mais me interessava: as modalidades. O game tem cinco provas de atletismo (100m, 110m com barreiras, revezamento 4x100m, lançamento do disco e salto em distância), duas de natação (100m livre e 200m medley), BMX, escalada, tênis de mesa, boxe, tênis e judô, além de esportes coletivos como futebol, basquete, beisebol, rúgbi e vôlei de praia.

Antes de comprar (paguei R$ 200,26 na PS Store), questionei o motivo da inclusão de esportes como futebol, basquete, tênis e beisebol. Afinal, por que jogar essas modalidades no game das Olimpíadas se posso comprar Fifa ou NBA 2K21? Depois de experimentar OGT2020, entendi as diferenças. O jogo olímpico é simples, tipo modo arcade mesmo, mais por diversão do que por simulação. E não deixa de ser engraçadinho ver seu atacante barrigudo fazer um gol e sair comemorando como se fosse pelada de domingo.

Sim, eu escrevi barrigudo. O game de Tóquio é politicamente correto ao extremo. Homens e mulheres competem nas mesmas provas, com igualdade de condições. Além disso, é possível criar um atleta do seu jeito. Homem, mulher, jovem, velho, gordo ou magro. Optei por um quarentão obeso que usa óculos e fiquei a rir sozinho vendo ele disparar na frente de competidores mais atléticos nos 100m rasos e nos 200m medley.

Natação game Tóquio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

De modo geral, as modalidades são bem boladas, os recursos dos controles são bem aproveitados e não é tão fácil assim subir ao pódio. Dá até para jogar sozinho e seguir sentindo-se desafiado por um tempo, o que é muito bom do ponto de vista do custo-benefício. Os gráficos e sons são apenas okay. As musiquinhas de menu são especialmente irritantes, mas isso incomoda de verdade enquanto você cria um atleta ou escolhe a próxima modalidade para competir.

Chegamos, então, ao dilema que realmente importa: Olympic Games Tokyo 2020 vale os R$ 200? Como tudo na vida, depende do seu perfil, do seu gosto e da profundidade do seu bolso. É um joguinho bem feito e que, sobretudo com amigos, rende umas horinhas divertidas que vão te ajudar a curar a ressaca olímpica. Só não passe o cartão achando que vai comprar um game medalha de ouro. OGT2020 vale, no máximo, um bronze.

Para jogar Olympic Games Tokyo 2020:

Comprar para PS4

*O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL