Topo

Daniel Alves vibra com ouro e 43º título de gosto especial: "Era virgem"

Daniel Alves com a medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio: seu 43º título na carreira - Alexander Hassenstein/Getty Images
Daniel Alves com a medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio: seu 43º título na carreira Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/08/2021 13h01

Jogador mais experiente do elenco e com um currículo invejável, Daniel Alves conquistou o seu 43º título com a medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio (em seu somatório há um Mundial sub-20). Inscrito na cota dos atletas com idade acima dos 24 anos, o lateral direito da seleção brasileira e do São Paulo brincou com o ineditismo deste triunfo.

"Tinha falado antes: por mais história que tenhamos, por mais vivencia que tivemos, a gente era virgem nesse aspecto (risos). Vim aqui pela primeira vez e voltar com prêmio maior não tem preço. Tem momentos que sobram palavras. A gente busca decifrar e, às vezes, foge porque é muito maior do que possamos falar. Estar no maior evento do mundo, com os maiores do esporte, é indescritível", declarou ao Sportv.

Daniel Alves agradeceu a confiança da comissão técnica e da CBF em convocá-lo na cota extra, e fez questão de lembrar de suas raízes nordestinas:

"Tem momentos na vida que sobram as palavras. Esse é o momento desse tipo, desse nível. Poder ser um atleta olímpico, representando minha Bahia, meu Nordeste, as pessoas que eu amo... É muito incrível. Eu gostaria de compartilhar isso com todos eles. Queria agradecer a todos que acreditaram em mim como extra. Sempre difícil trazer extra que acrescente e eles acreditaram em mim. E realizamos o sonho. Não só como atleta olímpico como subir na parte mais alta do pódio".

Por fim, o experiente lateral mandou um recado direto para o povo brasileiro que acordou cedo para acompanhar a seleção nas Olimpíadas, e também a todos os atletas olímpicos que representaram o Brasil nos Jogos:

"Eu gostaria de dizer a todos eles que valeu a pena todo o esforço, o sacrifício feito. Sabemos que tem muita gente que torce por nós, que acordaram cedo, gostaria de agradecer a todos eles. Quando a energia é boa, atravessa o mundo e chega. Nação que atravessa um momento difícil, uma nação de guerreiros. Todos os esportistas que estão nos representando são verdadeiros guerreiros, pois sabemos as dificuldades para honrar nossa bandeira, e eles fazem com muita maestria. Meu agradecimento a todos eles por nos representar, independentemente de ter levado a medalha ou não. Tiramos o chapéu para todos eles. Gostaria de compartilhar a medalha com todos eles".