Topo

Martine Grael e Kahena Kunze avançam em primeiro à final da 49er FX

Brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze em ação nas Olimpíadas de Tóquio - Carlos Barria/Reuters
Brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze em ação nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Carlos Barria/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2021 04h36Atualizada em 31/07/2021 06h50

Acabaram as regatas classificatórias da categoria 49er FX feminino da vela nas Olimpíadas de Tóquio, e o Brasil está na briga por medalhas. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze garantiu a classificação para a medal race em primeiro lugar.

Neste sábado (31), as brasileiras disputaram três regatas e chegaram à etapa que determina as medalhas na modalidade com a menor pontuação.

Na regata 10, Martine e Kahena ficaram em 12º lugar. O resultado fez com que elas conseguissem a segunda colocação no geral, a apenas 8 pontos das líderes.

Nas duas últimas regatas, as brasileiras foram estratégicas e ficaram na segunda e na décima posição, respectivamente. Ao todo, elas acumularam 70 pontos e assumiram a liderança do geral. Em segundo lugar, estão as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, com 71 pontos. Em terceiro, aparecem as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke, com 73.

A final será na madrugada de segunda-feira (2), com previsão de início para as 2h30. Vence quem tiver o menor número de pontos acumulados em todas as regatas.

Mais Brasil

A madrugada foi agitada na vela para os brasileiros. Além de Martine Grael e Kahena Kunze garantirem vaga na medal race, o experiente Robert Scheidt também conseguiu a classificação na categoria laser.

Além deles, Patrícia Freitas finalizou a participação nas Olimpíadas de Tóquio. Concorrendo na categoria RS: X feminino, ela terminou em 10º lugar no geral.

Já Jorge Zarif está na 14ª colocação do geral da Finn e ainda disputará mais duas regatas. Ele está a 15 pontos para conseguir vaga na corrida final. Na mesma situação está a dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, na Nacra 17 Misto. Os dois estão em 9º no geral, faltando três regatas para o final.

Por fim, na categoria 49er masculino, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram as doze regatas e ficaram em 16º na classificação. Com os pontos acumulados, eles não conseguiram carimbar a participação na corrida das medalhas.