Topo

Tóquio-2020: Dia 7 tem atletismo e expectativa no judô; saiba onde assistir

Alison dos Santos, dos 400m com barreiras, chega a Tóquio-2020 como candidato ao pódio - Wander Roberto/COB
Alison dos Santos, dos 400m com barreiras, chega a Tóquio-2020 como candidato ao pódio Imagem: Wander Roberto/COB

Do UOL, em São Paulo

29/07/2021 12h00

O sétimo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem grande expectativa em torno dos judocas brasileiros Maria Suelen Altheman e Rafael "Baby" Silva, que têm chance real de medalha. Ainda tem o começo do atletismo, a estreia de uma campeã mundial de boxe e uma decisão para a seleção feminina de futebol. Abaixo o UOL Esporte lista as principais atrações.

Clássico no handebol

A seleção masculina ainda busca a primeira vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio e tem sua melhor chance contra a Argentina, às 21h desta quinta (29). Ambas as equipes perderam os três jogos que fizeram até aqui, portanto é jogo de vida ou morte para tentar classificação.

Onde assistir: SporTV 3.

Começa o atletismo

Fernando Ferreira e Thiago Moura, ambos do salto em altura, são os primeiros brasileiros a disputar o atletismo da Tóquio-2020, a partir das 21h15 desta quinta (29). Pouco depois, às 22h04, é a vez de Altobeli Silva tentar chegar à final dos 3000m com obstáculos.

Onde assistir: SporTV 4 e Bandsports.

Finais da natação

A partir das 22h40, quatro finais da natação agitam o sétimo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A começar pelos 200m peito feminino, depois 200m costas masculino, 100m livre feminino e 200m medley masculino.

Onde assistir: Globo, SporTV 2 e Bandsports.

Lenda francesa no judô

Teddy Riner comemora vitória no mundial de judô - AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK - AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK
Um dos maiores atletas olímpicos na Tóquio-2020, Teddy Riner busca seu terceiro ouro
Imagem: AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK

Atual bicampeão olímpico e octacampeão mundial, Teddy Riner é o judoca a ser batido na categoria +100 kg. Não é mais o homem invencível, afinal perdeu uma luta em 2020 (a única em dez anos), mas é um dos maiores atletas olímpicos em Tóquio. Ele estreia contra o austríaco Stephan Hegyi às 23h desta quinta (29).

Onde assistir: SporTV 3.

Duelo imperdível no vôlei

Após a derrota feia para os russos, a seleção masculina de vôlei enfrenta mais um candidato a medalha na Tóquio-2020. Brasil e Estados Unidos jogam a partir das 23h05 desta quinta (29).

Onde assistir: SporTV e Bandsports.

Alison dos Santos em ação

Maior expectativa do atletismo do Brasil na Tóquio-2020, Alison dos Santos estreia nos 400m com barreiras às 23h25. Ele é cotado para medalha e está na primeira perna da classificatória, enquanto o também brasileiro Marcio Teles está na terceira.

Onde assistir: SporTV 4.

Chance de duas medalhas no judô

Rafael Silva, judoca brasileiro que busca sua terceira medalha olímpica na Tóquio-2020 - Gaspar Nóbrega/COB - Gaspar Nóbrega/COB
Rafael Silva, judoca brasileiro que na Tóquio-2020 busca sua terceira medalha olímpica
Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Rafael "Baby" Silva e Maria Suelen Altheman têm chances reais de medalha olímpica em suas categorias do judô (+100 kg masculino; +78kg feminino). Eles folgam na primeira rodada e estreiam na segunda: Baby enfrenta Maciej Sarnacki (Polônia) ou Ushangi Kokauri (Azerbaijão) por volta das 23h30 desta quinta (29), e meia hora depois Maria pega a vencedora entre Anamari Velensek (Eslovênia) e Nina Cutro-Kelly (EUA). Se forem avançando, os dois voltam a lutar ao longo da madrugada pois as finais estão previstas para a manhã de sexta (30).

Onde assistir: SporTV 3 e Bandsports.

Brasil nas quartas do boxe

Abner Teixeira e Keno Marley entram no ringue tentando ficar a uma luta da medalha. O primeiro a lutar é Keno, à 1h24 desta sexta (30), contra o britânico Benjamin Whittaker na categoria até 81 kg. Às 7h39 é a vez de Abner, que pega o jordaniano Hussein Iashaish (até 91 kg). Nenhum dos dois está entre os favoritos ao pódio, mas eles têm condições de surpreender.

Onde assistir: SporTV 2 e Bandsports (Keno) e SporTV 4 (Abner).

O verdadeiro Dream Team?

Os Estados Unidos buscam na Tóquio-2020 o sétimo ouro seguido no basquete feminino, uma das maiores supremacias olímpicas e mais impressionante até do que o chamado Dream Team, o masculino. A equipe estreou com vitória, e à 1h40 desta sexta (30) é favorita contra o Japão, na segunda rodada do grupo.

Onde assistir: Globoplay.

Scheidt na busca pela sexta medalha

Um dos maiores medalhistas olímpicos do Brasil, Robert Scheidt segue na Tóquio-2020 em busca por mais um pódio. Quarto colocado até aqui, ele disputa a nona e a décima regatas da classe Laser a partir das 2h35 desta sexta (30) para tentar se aproximar do pódio.

Onde assistir: SporTV 4.

Martine e Kahena pela recuperação

Atuais campeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze disputam as regatas 7, 8 e 9 da classe 49er FX da vela a partir das 2h50 desta sexta (30). Elas ocupam a quinta colocação até aqui, mas ainda tem muita coisa para acontecer.

Onde assistir: SporTV 3.

Djokovic e final croata no tênis

O tênis tem dia cheio de decisões a partir das 3h desta sexta (30). A quadra central tem duas semifinais do simples masculino, começando Khachanov (RUS) x Carreno Busta (ESP); depois com o favorito Djokovic x Zverev; e por fim uma final toda croata nas duplas masculinas: Mektic e Pavic enfrentam Cilic e Dodig (foto).

Onde assistir: SporTV 3.

Decisão no futebol feminino

Marta celebra gol da seleção brasileira na estreia contra a China nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021 - Koki Nagahama/Getty Images - Koki Nagahama/Getty Images
Marta e cia. enfrentam o Canadá nas quartas de final e podem ficar a um jogo do pódio
Imagem: Koki Nagahama/Getty Images

O Brasil de Marta e Pia Sundhage encara adversárias já bem conhecidas nas quartas de final do futebol feminino. O jogo contra o Canadá começa às 5h desta sexta (30). As seleções se enfrentaram duas vezes neste ano, com uma vitória brasileira (2 a 0) há cinco meses e um empate sem gols a um mês da Tóquio-2020.

Onde assistir: Globo e SporTV.

Estreia da campeã mundial

Favorita ao pódio no boxe, Beatriz Ferreira enfrenta Shih-Yi Wu, do Taiwan, em sua estreia na categoria até 60 kg. A luta começa às 5h e já vale pelas oitavas de final. A brasileira é a atual campeã mundial e levou o ouro também no Pan-Americano de 2019.

Onde assistir: SporTV 3.

Manhã de atletismo

O primeiro dia do atletismo termina com mais brasileiros nas pistas. Núbia Soares disputa a classificatória do salto triplo às 7h05 e tem totais condições de chegar à final. Pouco depois Geisa Arcanjo tenta alcançar sua terceira final olímpica no arremesso de peso às 7h25. Já o revezamento 4x400m corre às 8h12 e tem chances de ir à final mesmo sem Alison dos Santos (que foca na prova individual).

Onde assistir: SporTV 3 e Bandsports.

22 segundos de Bruno Fratus

Bruno Fratus durante o treino na cidade de Sagamihara - Jonne Roriz/COB - Jonne Roriz/COB
Bruno Fratus é esperança de medalha para o Brasil nos 50m livre
Imagem: Jonne Roriz/COB

O nadador brasileiro cai na água pela primeira vez na Tóquio-2020 às 7h16 desta sexta (30). É a classificatória dos 50m livre, sua especialidade e prova em que já nadou abaixo dos 22s por 42 vezes (ninguém tem tamanha experiência). Ele deve se classificar para as semifinais entre os melhores tempos.

Onde assistir: SporTV 3.

Mais classificatórias na natação

Etiene Medeiros tenta se classificar para as semifinais dos 50m livre às 7h43 desta sexta (30), em sua única prova individual na Tóquio-2020 —ela nadou no revezamento 4x100 livre. O revezamento masculino dos 4x100m medley disputa a classificatória às 8h12, enquanto Guilherme Costa está na dos 1500m livre às 8h40.

Onde assistir: SporTV 3.

Brasil em ação no rugby

A seleção feminina disputa sua terceira partida do rugby de sete às 9h desta sexta (30), contra a seleção de Fiji —país campeão do rugby masculino. As Yaras sofreram duas derrotas até aqui.

Onde assistir: Sem transmissão. Acompanhe no Tóquio-2020 Agora, do UOL.

Vale a liderança do grupo

Evandro e Bruno Schmidt encaram às 9h desta sexta (30) a dupla polonesa Bryl/Fijalek, a líder do grupo E do vôlei de praia masculino. Uma vitória garante a primeira colocação e um caminho teoricamente mais acessível na corrida pelo pódio.

Onde assistir:Globo, SporTV 4 e Bandsports.

Final no tênis de mesa

No torneio em que Hugo Calderano fez história e chegou às quartas de final, o tênis de mesa masculino tem final marcada às 9h desta sexta (30). A China já tem a dobradinha, agora resta saber quem fica com o ouro: Zhendong Fan ou Long Ma.

Onde assistir: Globoplay