Topo

Olimpíadas: COB emite nota aconselhando atletas sobre uso das redes sociais

Seleção brasileira faz registro após treino realizado pouco antes da estreia no Japão - Divulgação/CBV
Seleção brasileira faz registro após treino realizado pouco antes da estreia no Japão Imagem: Divulgação/CBV

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

29/07/2021 06h10

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu nesta quinta (29) uma nota oficial para aconselhar atletas sobre o uso das redes sociais durante os Jogos Olímpicos. Além de ressaltar que o foco principal são as competições, o comunicado ainda diz que evitar o uso é uma maneira de evitar distrações.

"O COB recomenda fortemente que durante seu período competitivo em Tóquio, atletas e oficiais concentrem-se prioritariamente em sua performance e no contato com seus amigos e familiares através de canais diretos, evitando distrações que podem tirá-los do foco principal", afirmou parte do comunicado.

Ao longo das competições em Tóquio, alguns atletas se destacaram também pelo uso das redes sociais no cotidiano olímpico. Além disso, outros atletas passaram por situações não tão agradáveis assim online. Douglas Souza, do vôlei e Rayssa Leal, a "fadinha" do skate", viram o número de seguidores aumentar bastante em meio às suas disputas.

A nota também ressalta o "ambiente intenso de opiniões e fértil para discussões" das redes. Arthur Nory chegou a desativar o Twitter durante as Olimpíadas e depois falou sobre isso. Bárbara, goleira da Seleção Feminina, chegou a discutir com uma atleta paralímpica.

Confira o comunicado na íntegra:

O Comitê Olímpico do Brasil acredita que o período dos Jogos Olímpicos seja um período de muita emoção e extrema sensibilidade. Os ânimos ficam exaltados e é fácil ser absorvido pelas redes sociais, um ambiente ainda mais intenso de opiniões e fértil para discussões.

Assim, o COB recomenda fortemente que durante seu período competitivo em Tóquio, atletas e oficiais concentrem-se prioritariamente em sua performance e no contato com seus amigos e familiares através de canais diretos, evitando distrações que podem tirá-los do foco principal.

Ressaltamos ainda que o COB orienta todos os integrantes da delegação brasileira a atentarem e seguirem as diretrizes para uso de redes sociais do Comitê Olímpico Internacional.