Topo

Cerimônia de abertura, remo e tiro: a programação de sexta (23) em Tóquio

Estádio Olímpico de Tóquio, onde 10 mil VIPs terão acesso na cerimônia de abertura - Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Estádio Olímpico de Tóquio, onde 10 mil VIPs terão acesso na cerimônia de abertura Imagem: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/07/2021 17h00

A sexta-feira (23) dos Jogos de Tóquio promete ser mais do que especial. Além da tão esperada cerimônia de abertura com a dupla de porta-bandeira formada por Bruninho (vôlei) e Ketleyn Quadros (judô), a programação tem o início dos esportes individuais, e já com brasileiro: o remador Lucas Verthein será o primeiro atleta individual do time verde e amarelo a competir no Japão.

O dia também é de tiro ao arco, com a campeã do Pan-Americano Ana Marcelle dos Santos no feminino e Marcus D'Almeida no masculino representando o Brasil. Confira os eventos e onde assisti-los:

Começam os esportes individuais

Lucas Verthein - Miriam Jeske/COB - Miriam Jeske/COB
Remista Lucas Verthein em treino no Sea Forest Waterway, local de competição da Tóquio-2020
Imagem: Miriam Jeske/COB

Lucas Verthein será o primeiro atleta individual do Brasil a competir na Tóquio-2020, a partir das 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira (22). Ele disputa a primeira perna da eliminatória do remo, no skiff individual, sendo o único representante brasileiro nas Olimpíadas.

  • Onde assistir: BandSports e SporTV 2

Favoritos em ação

Sverri Nielsen - Naomi Baker/Getty Images - Naomi Baker/Getty Images
Sverri Nielsen em treino no Sea Forest Waterway, local de competições do remo na Tóquio-2020
Imagem: Naomi Baker/Getty Images

A eliminatória do skiff individual no remo já tem favoritos na água na manhã desta sexta-feira (23). O dinamarquês Sverri Nielsen, que venceu a última etapa da Copa do Mundo de Remo, disputa a terceira perna às 20h50 (de Brasília); já o alemão Oliver Zeidler, atual campeão europeu e mundial, está na perna 6 às 21h20. Em junho, eles estiveram separados por 0.15s.

  • Onde assistir: BandSports e SporTV 2

Abrindo caminhos

Ane Marcelle dos Santos - Reprodução/World Archery - Reprodução/World Archery
Ane Marcelle dos Santos foi campeã do Pan-Americano de Tiro com Arco e tenta melhorar, em Tóquio, o nono lugar que fez na Rio-2016
Imagem: Reprodução/World Archery

Ane Marcelle dos Santos é dona do melhor resultado do Brasil na história do tiro com arco nos Jogos Olímpicos. Ela foi a nona colocada na Rio-2016, agora tenta dar um passo além e chegar nas quartas de final. Ela estreia a partir das 21 horas desta quinta (22), na primeira fase do individual feminino, enquanto no masculino Marcus D'Almeida estreia na madrugada, a partir da 1 hora de sexta (23).

  • Onde assistir: BandSports

Cerimônia de abertura

Estádio Olímpico de Tóquio - Divulgação/COB - Divulgação/COB
Ketleyn Quadros e Bruninho serão os porta-bandeiras do Brasil na Olimpíada de Tóquio
Imagem: Divulgação/COB

Os esportes já começaram, mas a largada oficial será dada a partir das 8h (de Brasília) desta sexta-feira (23), no estádio Olímpico, com a tão esperada cerimônia de abertura. Devido às precauções por conta da pandemia da Covid-19, o Brasil será representado pela dupla de porta-bandeira formada por Bruninho (vôlei) e Ketleyn Quadros (judô), além do chefe da missão, Marco La Porta - a presença dele atende ao protocolo do Comitê Olímpico Internacional (COI).

  • Onde assistir: TV Globo, SporTV e BandSports