PUBLICIDADE
Topo

Futebol masculino: abertura tem susto do Brasil e tropeços de favoritas

Tilio, da Austrália, comemora gol marcado contra a Argentina, no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Masashi Hara/Getty Images
Tilio, da Austrália, comemora gol marcado contra a Argentina, no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Colaboração ao UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/07/2021 13h06

O primeiro dia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio teve susto e vitória do Brasil, surpresa australiana para cima da Argentina, decepção espanhola e goleada mexicana sobre a França. A segunda rodada da competição acontece no domingo.

Atual campeã, a seleção brasileira iniciou a competição com triunfo sobre a Alemanha, em jogo que foi uma reedição da final da Rio 2016. Porém, o duelo que parecia tranquilo ganhou contornos mais dramáticos. Após estar ganhando por 3 a 0 aos 29 minutos de jogo, a equipe do técnico André Jardine viu o adversário marcar duas vezes, com Amiri e Ache, e o alívio só veio nos acréscimos, com Paulinho.

O Brasil lidera o Grupo D, com três pontos, seguido pela Costa do Marfim, que bateu a Arábia Saudita por 2 a 1, com gols de Kessie e Alamri — Aldawsari fez para os sauditas.

Richarlison sai para comemorar enquanto o zagueiro Pieper fica caído em um dos gols do Brasil contra a Alemanha - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Na próxima rodada, o time verde e amarelo encara justamente a Costa do Marfim, em luta que vale a ponta da tabela, enquanto a Arábia Saudita enfrente a Alemanha.

Integrantes da lista de favoritas à medalha de ouro e rivais no Grupo C, Espanha e Argentina tropeçaram. A "Roja" ficou no empate sem gols com o Egito, enquanto os argentinos perderam por 2 a 0 para a Austrália, que chegou à vitória com gols de Wales e Tilio.

O jogo marcou o retorno da seleção de futebol masculino da Austrália aos Jogos Olímpicos. A última participação havia sido em Pequim 2008. Com o resultado, eles lideram o grupo e vão ter a Espanha pela frente na próxima rodada. A Argentina vai encarar o Egito.

Vega, do México, comemora gol sobre a França, na estreia no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

O México derrotou a França com uma goleada por 4 a 1. Vega, Córdova, Antuna e Eduardo Aguirre fizeram para os mexicanos, enquanto Gignac marcou para a França. Dono da casa, o Japão bateu a África do Sul por 1 a 0, gols de Kubo.

No domingo, México e Japão se encontram, enquanto França e África do Sul vão duelar pelos primeiros pontos nestas Olimpíadas.

No Grupo B, a Nova Zelândia venceu por 1 a 0 a Coreia do Sul, após Wood balançar a rede. Pelo mesmo placar, a Romênia superou Honduras, com gol contra de Oliva.

Agora, a Nova Zelândia vai enfrentar Honduras, e a Romênia encara a Coreia do Sul.