Topo

Futebol feminino: abertura tem "atropelo" da Holanda; Suécia vence EUA

Seleção feminina da Holanda goleou Zâmbia na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Koki Nagahama/Getty Images
Seleção feminina da Holanda goleou Zâmbia na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Koki Nagahama/Getty Images

Colaboração ao UOL, do Rio de Janeiro (RJ)

21/07/2021 10h43

O primeiro dia de competição do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi de muitos gols, com direito a triunfo com folga do Brasil e um "atropelo" da Holanda. No duelo entre Suécia e Estados Unidos, duas seleções apontadas como candidatas à medalha de ouro, melhor para as suecas.

A equipe da técnica Sarina Wiegman, atual vice-campeã mundial, teve dia de "Laranja Mecânica" e venceu a Zâmbia por 10 a 3, em placar construído com extrema facilidade — ao fim do primeiro tempo, estava 6 a 1. Vivianne Miedema, que marcou quatro vezes vezes, foi o grande nome do jogo.

Lieke Martens, duas vezes, Shanice van de Sanden, Jill Roord, Lineth Beerensteyn e Victoria Pelova também balançaram a rede. Barbra Banda fez os gols da Zâmbia.

Com o placar, a Holanda assumiu a liderança do Grupo F, com os mesmos três pontos do Brasil, que goleou a China por 5 a 0 sob a batuta de Marta, autora de dois gols. Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto completaram o marcador. Na briga pela ponta da tabela, as equipes vão se enfrentar no sábado, às 8h (de Brasília).

Bia Zanerato disputando bola com chinesas durante estreia do Brasil nas Olimpíadas - Koki Nagahama/Getty Images - Koki Nagahama/Getty Images
Bia Zanerato disputando bola com chinesas durante estreia do Brasil nas Olimpíadas
Imagem: Koki Nagahama/Getty Images

No Grupo E, a Grã-Bretanha venceu o Chile por 2 a 0, com gols de Ellen White. O jogo ficou marcado por um ato das duas seleções, que se ajoelharam no gramado antes de a bola rolar, em protesto antirracista.

Ainda na mesma chave, Canadá e Japão empataram em 1 a 1. Uma história curiosa na partida foi a da goleira canadense Stephanie Labbe. No primeiro tempo, quando a partida estava 1 a 0 para as norte-americanas, ela cometeu um pênalti e se lesionou no lance, mas permaneceu em campo e defendeu a cobrança. Posteriormente, porém, acabou substituída, dando vaga a Kailen Sheridan.

Desta forma, a Grã-Bretanha lidera com três pontos, seguida por Canadá e Japão, com um, e Chile, que ainda não pontuou.

Jogadoras das seleções de futebol feminino de Grã-Bretanha e Chile ajoelham antes de a bola rolar na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Masashi Hara/Getty Images - Masashi Hara/Getty Images
Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Já no Grupo F, a Suécia, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, bateu os Estados Unidos, seleção que também chegou a Tóquio como uma das favoritas, por 3 a 0, com gols de Lina Hurtig e Stina Blackstenius, duas vezes. Já a Austrália venceu a Nova Zelândia por 2 a 1, com gols de Sam Kerr, enquanto Gabi Rennie diminuiu.

Assim, Suécia e Austrália ocupam as primeiras colocações, com três pontos. Estados Unidos e Nova Zelândia vão buscar pontos na próxima rodada.