Topo

O que acontecerá com os atletas que tiverem covid-19 durante as Olimpíadas

Comitê Olímpico divulgou procedimentos, mas outras perguntas ainda precisam ser respondidas - Patrick Smith/Getty Images
Comitê Olímpico divulgou procedimentos, mas outras perguntas ainda precisam ser respondidas Imagem: Patrick Smith/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 04h00

O Comitê Olímpico Internacional anunciou como será o procedimento caso algum atleta teste positivo para coronavírus durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam no dia 23 de julho. As regras adotadas serão aplicadas separadamente de acordo com cada esporte. A entidade ainda explica que os atletas nessas situações serão classificados como "DNS" (did not start), ou "não começou", em tradução livre.

Um documento foi disponibilizado pelo Comitê com uma análise separada de cada esporte. Veja como será o procedimento em algumas modalidades individuais:

Atletismo e natação

Se um atleta testar positivo nas etapas eliminatórias (ou semifinal, final), seu status na prova será marcado como "DNS" e ele será eliminado do torneio na etapa que deixou de atuar. Além disso, o melhor atleta desclassificado na fase anterior passa a herdar esta vaga que ficará disponível. O mesmo ocorre na natação: se um atleta testar positivo e estiver entre os 16 classificados de uma etapa, o 17º nadador com o melhor tempo ficará com a vaga. Em competições que não possuem fases eliminatórias, como a maratona, por exemplo, a prova será realizada sem a substituição dos corredores.

Tênis e boxe

O procedimento no tênis será um pouco diferente e pode permitir até que um atleta seja medalhista mesmo tendo testado positivo. Por exemplo: se um jogador avançar para a final e for diagnosticado com covid-19, ele será eliminado do torneio. Contudo, este tenista receberá sua medalha de prata do mesmo jeito, já que se classificou para a última partida. Consequentemente, seu oponente derrotado na semifinal jogará a decisão. Assim, o pódio será composto com um medalhista de ouro, dois de prata e um de bronze. Da mesma forma, no caso do boxe, o lutador seria considerado desistente em caso de um teste positivo na final, e seu oponente seria automaticamente declarado vencedor.

Ginástica

Se um ginasta estiver impossibilitado de competir em uma prova individual, o primeiro atleta reserva será designado como substituto.

Judô

Em caso de judoca afetado pela covid será adotado o critério de "DNS" e seu oponente receberá um bye (avança sem lutar).

Vela e levantamento de peso

O atleta ausente por causa de covid-19 não será substituído nas provas de vela ou levantamento de peso.

E para os esportes coletivos?

Apesar de divulgar o procedimento nos esportes individuais, o comitê ainda não se pronunciou sobre questões referentes aos esportes coletivos, como basquete, handebol, vôlei etc. Como essas modalidades possuem números distintos de jogadores em cada uma das delegações, o COI ainda terá de esclarecer algumas questões. Por exemplo, sobre o número mínimo de atletas necessários para que uma equipe não seja desclassificada dos jogos.