Topo

Jornal: Olimpíadas correm risco de não ter público com estado de emergência

Olimpíadas de Tóquio correm risco de ficar sem público com novo estado de emergência - REUTERS/Issei Kato
Olimpíadas de Tóquio correm risco de ficar sem público com novo estado de emergência Imagem: REUTERS/Issei Kato

Do UOL, em São Paulo*

07/07/2021 09h22

O governo do Japão decidiu emitir um quarto estado de emergência para Tóquio para conter a propagação do coronavírus. O período vai até o dia 22 de agosto. Desta forma, as disputas das Olimpíadas na capital japonesa, que vão de 23 de julho a 8 de agosto, correm risco de não ter público. As informações são do jornal Mainichi.

Segundo a publicação, o primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que o governo japonês vai decidir amanhã sobre novas medidas para impedir a propagação da covid-19. A expectativa é que essas medidas determinem se os torcedores poderão participar dos eventos olímpicos.

Sobre os espectadores nas Olimpíadas, o primeiro-ministro disse: "Depois de decidir o que fazer para evitar a propagação, vamos decidir por meio de uma discussão com o governo e o Comitê Organizador Olímpico. A segurança das pessoas será nossa prioridade".

Em março, o governo japonês proibiu a presença de público estrangeiro nos Jogos Olímpicos e Paralímpico de Tóquio. Até o momento, torcedores locais estão permitidos nos estádios e ginásios, ocupando até 50% da capacidade, com limite de 10 mil pessoas.

O Japão não testemunha o tipo de surto explosivo da covid-19 visto em outras partes do mundo, mas acumula mais de 800 mil casos e 14.800 mortes. A capital Tóquio relatou 920 casos novos diários hoje, a maior taxa desde 13 de maio.

Por causa da distribuição lenta de vacinas contra a doença, só um quarto da população já recebeu ao menos uma dose.

*Com informações da Reuters