Topo

MMA


McGregor faz revanche com Poirier em categoria travada à espera de Khabib

Conor McGregor e Dustin Poirier, na primeira luta entre eles, em 2014 - Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images
Conor McGregor e Dustin Poirier, na primeira luta entre eles, em 2014 Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/01/2021 04h00

A luta principal do UFC 257, hoje (23), a partir das 23h45, parece que abrigará três lutadores, apesar de apenas dois deles subirem ao octógono. Conor McGregor e Dustin Poirier se enfrentarão novamente sete anos depois de o irlandês vencer pela primeira vez. Mas um nome é envolvido na luta tanto quanto o dos dois: o de Khabib Nurmagomedov.

O russo finalizou Justin Gaethje em outubro passado e anunciou a aposentadoria com um cartel de 29 vitórias e nenhuma derrota. Ainda assim, o UFC manteve Khabib como campeão dos leves. O objetivo de Dana White, presidente da organização, era encontrar o russo e convencê-lo a deixar a aposentadoria de lado.

A missão de Dana não é fácil por se tratar de uma promessa feita por Khabib. Quando seu pai e mentor, Abdulmanap Nurmagomedov, morreu em decorrência da covid-19, o russo prometeu à mãe que se aposentaria depois de vencer Justin Gaethje.

Khabib beija o octógono do UFC antes de anunciar aposentadoria - Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images - Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Khabib beija o octógono do UFC antes de anunciar aposentadoria
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Quando o encontro entre os dois enfim aconteceu, no último dia 15, Dana White se mostrou confiante de que faria o russo mudar de ideia. De acordo com ele, Khabib teria colocado uma condição para o retorno: se empolgar com algum dos desafiantes.

"Eu fiquei surpreso quando ele anunciou a aposentadoria, não gosto quando pessoas tomam decisões de cabeça quente. Conversamos e ele disse: 'Se eles mostrarem algo que me surpreenda, eu luto com um deles. Khabib me disse que ficou impressionado com a forma como Charles venceu o Ferguson. Ainda temos o 'co-main event' da semana que vem. Enfim, algumas lutas para ficarmos de olho", afirmou Dana.

Khabib viajou à "Ilha da Luta" do UFC, em Abu Dhabi (EAU), para atuar no corner do primo Umar Nurmagomedov, que finalizou Sergey Morozov no card da última quarta-feira (20). Aos microfones da emissora russa "Sport24", o ainda campeão deu uma versão menos animadora que a de Dana White.

"Não tenho planos para o UFC em um futuro próximo. Você não vai me forçar a fazer coisas que desapontariam minha mãe", afirmou.

O duelo entre McGregor e Poirier será importante para fazer a divisão dos leves andar. Os dois eram cotados para enfrentar Khabib em caso de vitória. Mesmo se o russo não voltar, o vencedor da luta do UFC 257 entrará na disputa por um combate valendo o cinturão que ficará vago.

"Ele não é um verdadeiro lutador. Como você pôde se aposentar? Como você pôde ir embora? Há tantas lutas a serem travadas. Pense em Nate (Diaz), (Tony) Ferguson, Charles ('Do Bronx') e a revanche comigo. É simplesmente absurdo ir embora", criticou Conor McGregor.

Além do irlandês e de Poirier, outros dois nomes ainda sonham com a possibilidade de lutar pelo cinturão. Charles "Do Bronx" Oliveira venceu Tony Ferguson de maneira dominante no fim do ano passado e já recusou propostas de outras lutas para pressionar o UFC a lhe dar uma chance de título. Já Michael Chandler, recém-contratado vindo do Bellator, foi escalado como reserva quando Khabib enfrentou Gaethje. Agora, enfrentará Dan Hooker, na segunda luta mais importante do card de hoje.

UFC 257
23/01/2021, em Abu Dhabi (EAU)

CARD PRINCIPAL (23h45, de Brasília)

Peso-leve: Dustin Poirier x Conor McGregor
Peso-leve: Dan Hooker x Michael Chandler
Peso-mosca: Jessica Eye x Joanne Calderwood
Peso-leve: Matt Frevola x Ottman Azaitar
Peso-palha: Marina Rodriguez x Amanda Ribas

CARD PRELIMINAR (20h15, de Brasília)

Peso-leve: Arman Tsarukyan x Nasrat Haqparast
Peso-médio: Brad Tavares x Antônio Cara de Sapato
Peso-galo: Julianna Peña x Sara McMann
Peso-meio-pesado: Khalil Rountree Jr. x Marcin Prachnio
Peso-médio: Andrew Sanchez x Makhmud Muradov
Peso-pena: Nik Lentz x Movsar Evloev
Peso-mosca: Amir Albazi x Zhalgas Zhumagulov