Topo

MMA


Aldo "enterra" derrota para Conor e volta às origens para recuperar título

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/06/2016 20h08

A derrota de José Aldo para o irlandês Conor McGregor, pelo menos segundo o brasileiro, já está "enterrada no passado". O mundo do MMA, no entanto, não o deixa esquecer daquele revés. Em entrevista nesta terça-feira (28), para promover sua luta contra Frankie Edgar no UFC 200, o manauara teve de responder a uma série de perguntas sobre o ocorrido. "Procuro só olhar para frente", repetiu a todos, sem esconder a irritação.

Contra McGregor, Aldo perdeu o cinturão peso pena e uma invencibilidade de 10 anos em apenas 13 segundos. Agora, terá de se contentar com a luta pelo cinturão interino da divisão, duelo com o norte-americano Edgar, no dia 9 de julho. Para o desafio, afirma estar voltando às origens para refazer trajetória que o levou à glória. 

"Eu mudei, tentei dar uma mesclada, voltar a fazer o treino como fazia antes", contou, admitindo que a derrota o fez rever seus conceitos. "Treinei luta agarrada e em pé também. Não fui campeão só de uma maneira, precisava voltar a isso".

Aldo adiantou que mostrará no octógono o jogo do seu início de carreira, agressivo. "Preciso mostrar que quero muito ganhar, será uma guerra novamente", disse. Os dois já se enfrentaram em 2013, e o brasileiro venceu por pontos no fim dos cinco assaltos. "Somos experientes e habilidosos. Se eu tiver oportunidade, vou acabar com a luta antes da hora". 

O confronto entre Aldo e Edgar está marcado para o evento encabeçado pela revanche de Daniel Cormier, atual campeão peso pesado, contra Jon Jones, que há pouco voltou a competir após problemas pessoais. A noite de lutas em Las Vegas (EUA) ainda terá o retorno do ídolo do MMA Brock Lesnar. 

O brasileiro afirma que estar "fora de foco" não lhe incomoda - pelo contrário, diz que é bom que seja assim. Para ele, a motivação está na oportunidade de retomar o cinturão: "Estou motivado, ótimo. A vida é assim, tenho que lutar. Recuperar o meu título, é só nisso que penso, não importa contra quem será".

Frankie Edgar, por outro lado, adotou tom provocativo na entrevista, mas se dirigindo a Conor McGregor. Segundo o norte-americano, o título em disputa não será o interino, mas o "verdadeiro", uma vez que o "atual campeão não o defende". E acrescentou: "Não vejo a hora de ter a minha mão levantada no octógono".

Relação com McGregor "inferniza" até Dos Anjos

Dos Anjos1 - AP Photo/Brandon Wade - AP Photo/Brandon Wade
Imagem: AP Photo/Brandon Wade

Ter alguma relação passada com McGregor não foi um incômodo só a José Aldo nesta terça. Outro brasileiro na entrevista, Rafael Dos Anjos, dono do cinturão peso leve, também teve de responder a questões sobre o irlandês. 

Ele, no entanto, não chegou a encarar o astro pop do UFC, por ter fraturado o pé esquerdo durante os treinamentos. Por consequência, deixou de embolsar uma bolada. 

"Muita gente fala de dinheiro, todo mundo gosta de dinheiro. Eu gosto também, mas não amo dinheiro. Luto porque gosto. Não vou lutar com Conor, se um dia lutarmos, por causa de dinheiro, mas porque gosto de competir", rechaçou uma vez.

E logo retomou o assunto: "Não interessa o quanto vou ser pago, se vou defender meu cinturão contra Alvarez ou Conor, isso não interessa. Farei meu trabalho e defenderei meu cinturão".

O evento em que Dos Anjos enfrentará Eddie Alvarez está marcado para o dia 7 de julho, também em Las Vegas. O brasileiro assegura que está recuperado da lesão no pé que o impediu de enfrentar o irlandês. "Estou confiante porque acho que tenho mais armas que Alvarez, mesmo ele sendo um cara duro. Estou 100% e chutando mais forte que nunca", completou.