Topo

MMA


"Se eu decidir voltar ao UFC, ainda posso estar no topo", afirma St-Pierre

Ex-campeão dos meio-médios acredita que ainda conseguiria ser dominante na categoria - AP Photo/The Canadian Press/Ryan Remiorz
Ex-campeão dos meio-médios acredita que ainda conseguiria ser dominante na categoria Imagem: AP Photo/The Canadian Press/Ryan Remiorz

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 13h36

George St-Pierre está fora das competições desde 16 de novembro de 2013, quando derrotou Johny Hendricks e manteve o cinturão dos meio-médios do UFC. Desde então, o atleta optou por abrir mão do almejado título e iniciou um período sabático, para decidir se continuaria no esporte ou não. Após mais de um ano refletindo sobre o tema, o canadense parece ainda não ter chegado a uma definição.

Em entrevista ao podcast comandado pelo ex-lutador Chael Sonnen, o “You´re Welcome”, St-Pierre declarou que ainda não tem uma posição concreta sobre seu futuro, mas que continua plenamente confiante em sua capacidade. “Eu acredito que, se eu decidir voltar ao UFC e lutar, ainda posso estar no topo, desde que eu encontre a alegria e ainda tenha o sentimento para isso”, declarou o ex-campeão.
 
St-Pierre ainda ressaltou que a possibilidade de voltar a lutar não se restringe apenas ao UFC, mas também envolve eventos de luta agarrada, como o Metamoris, que tem feito muito sucesso nos Estados Unidos. Entretanto, uma condição seria que o duelo fosse uma luta entre dois lutadores de apelo entre o público. “Eu gosto de competir no nível mais alto. Se eu faço alguma coisa, é para ser o melhor naquilo. Eu não acredito que, com a minha idade e com o tempo que eu ainda tenho de carreira, eu possa ser o melhor em lutas agarradas.”
 
Apesar de ter deixado as competições oficiais, St-Pierre segue treinando normalmente na Tristar Gym, em Montreal. Atualmente, o lutador recupera-se de uma torção no joelho sofrida no ano passado, mas já participa ativamente dos treinos do colega de equipe, Rory MacDonald, próximo desafiante ao cinturão dos meio-médios, que atualmente pertence ao norte-americano Robbie Lawler. O duelo está programado para o UFC 189, mesmo evento em que José Aldo defenderá o cinturão contra o falastrão irlandês Conor McGregor. 
 
Na opinião do canadense, seu colega de equipe tem as características necessárias para derrotas Lawler. Com propriedade para falar sobre a categoria, a qual foi campeão entre os anos de 2007 e 2013, St-Pierre projeta como será o confronto. “O Lawler é um cara perigoso. Qualquer coisa pode acontecer. Eu realmente acredito que, se o Rory apresentar o seu melhor jogo, ele é melhor que o Lawler e que o Hendricks (antigo detentor da categoria e último adversário de GSP). Mas, não é o melhor lutador que vence a luta, mas sim quem está melhor na noite em que a luta acontece”, avaliou.
 
Entretanto, para aqueles que torcem em ver um retorno do ex-campeão ao octógono, o ideal é torcer por uma derrota de MacDonald. Isso porque St-Pierre já deixou claro em diversas oportunidades que nunca iria lutar contra o colega de equipe. “Eu ficaria muito feliz caso o Rory conseguisse conquistar o cinturão. Eu acredito que ele pode ser o campeão”, concluiu.