Topo

MMA


Lado povão deixa Aldo alerta com segurança do UFC "tenho que tomar cuidado"

José Aldo com fãs antes de treinamento no estádio do Maracanã - Alexandre Loureiro/Inovafoto
José Aldo com fãs antes de treinamento no estádio do Maracanã Imagem: Alexandre Loureiro/Inovafoto

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2014 17h00

Agradecer, elogiar e dar atenção aos fãs é algo que muitos lutadores fazem. Mas, literalmente ir pra galera, é algo que o campeão dos penas José Aldo é um dos poucos que fizeram. Em sua disputa de cinturão no UFC 179, neste sábado, no Maracanãzinho, fica a expectativa de o amazonense fazer mais alguma de suas “loucuras” com os fãs.

Diante do mesmo Chad Mendes, em janeiro de 2012, Aldo quebrou o protocolo da entidade, saiu correndo do octógono e foi abraçar os torcedores que estavam presentes na HSBC arena. Mal era possível ver seu corpo, inundado entre cabeças, braços e bandeiras. Fez os seguranças do UFC ficarem desesperados e saírem correndo feito loucos para tirá-los dali. Levou dura do chefão Dana White.

No treino aberto da quinta-feira, repetiu a cena. Saiu de onde dava entrevistas e foi direto pra divisão entre gramado e arquibancada e caiu nas graças dos fãs. Depois, por várias vezes reiterou sua identificação com torcedores. O amazonense foi raducado no Rio de Janeiro, é flamenguista fanático e frequentava a antiga geral do Maracanã.

“Fazer um treino aberto aqui onde eu vinha como torcedor, fico muito honrado por isso. Sempre quero sentir o apoio deles, essa energia, esse carinho. Me dá muita felicidade”, falou. Depois, ainda brincou e deixou recado para a segurança do UFC já ficar atenta novamente com mais uma travessura.

“Eu sou um cara muito emotivo e me apego muito nisso. Estou lutando em casa e é muito bem ver tudo isso, é realmente um 12º segundo jogador. Agora só preciso tomar cuidado (com a empolgação) se não os seguranças vão ter que me tirar de lá de novo”, afirmou em tom de brincadeira.

A identificação do lutador com a torcida foi visto durante um evento promocional de fãs com o irlandês Conor McGregor, na sexta, antes da pesagem. O europeu é visto como acima da média tecnicamente e na promoção de lutas e veio ao Brasil para esquentar um possível embate que ocorrerá caso os dois ganhem seus duelos (Conor luta em janeiro).

Durante a participação em que respondia pergunta dos fãs, era xingado e ouvia que Aldo fará de tudo com ele em um possível duelo. Quando provocava o brasileiro, a torcida reagia agressivamente e ofendeu até sua mãe e seu cabelo. Depois, o brasileiro foi ovacionado quando chegou para a pesagem.

"Muitos tentaram e não conseguiram, fiquem tranquilos que vai ficar aqui o título. Fiquem tranquilos que ficará aqui", discursou.

O UFC ainda não divulgou números oficiais das vendas de ingressos, mas até a última sexta-feira eles ainda não estavam esgotados. Havia pequenas filas na frente do Maracanãzinho na sexta-feira. Mas o espaço disponível para fãs estava cheio durante a pesagem. O card principal, que terá cinco lutas, começa meia-noite.
 

UFC 179

25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)

CARD PRINCIPAL

Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes

Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis

Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer

Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro

Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush

CARD PRELIMINAR

Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny

Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani

Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen

Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili

Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos

Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin