Topo

MMA


Dana crê que Jones será o melhor do mundo, e só o vê atrás de Anderson Silva

Presidente do UFC: Anderson segue como melhor da atualidade, mas seguido por Jones - Getty Images/UFC/Divulgação
Presidente do UFC: Anderson segue como melhor da atualidade, mas seguido por Jones Imagem: Getty Images/UFC/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/12/2011 06h00

Dana White já havia pontuado: se vencesse Lyoto Machida, Jon Jones poderia considerar o seu ano de 2011 como o melhor de um lutador na história do UFC. E isso aconteceu no UFC 140, em que o norte-americano finalizou o brasileiro e defendeu pela segunda vez o cinturão dos meio-pesados. Mais uma vez, o dirigente teceu elogios, afirmando que o futuro do lutador pode incluir desafios como peso pesado e, quem sabe, chegar a ser o melhor do mundo.

A temporada de Jones teve a conquista de título contra Maurício Shogun, como mais jovem campeão desde a criação das atuais categorias de peso, a defesa contra Quinton “Rampage” Jackson e, agora, seu maior teste. Ele correu perigo contra Lyoto Machida, mas soube se controlar e finalizou o ex-campeão no segundo round.

"Jones lutou contra um Lyoto motivado e muito bem preparado. Neste ano, ele lutou contra os melhores oponentes do UFC, então foi um ótimo ano. Acho que foi um grande pontapé inicial para uma grande carreira", afirmou o presidente do UFC.

Dana White agora coloca Jones como segundo melhor lutador peso por peso da atualidade, atrás só de Anderson Silva. A lesão de Georges St-Pierre, que ficará sem lutar por seis a nove meses, facilitou na avaliação do chefão

"No momento, eu não consigo ver ninguém o vencendo... Ele pode se tornar o melhor de todos os tempos", afirmou Dana, que costuma colocar Anderson Silva neste posto de maior lutador da história do MMA.

Mas, em vez de sonhar com uma superluta entre o campeão dos meio-pesados, Jones, e o dos médios, o Aranha, o dirigente vê boas chances de ele usar sua altura e desafiar os grandalhões pesos pesados. "Seria uma questão de tempo e de idade", explicou.

No entanto, o executivo número 1 do UFC descarta um encontro imediato entre Jones e Silva. "Eu não vejo esse luta acontecendo em pouco tempo", disse Dana White ao site MMA Junkie.

Apesar do melhor ano da história de um lutador, segundo o chefão do UFC, Jones admitiu que foi um 2011 intenso para um lutador de 24 anos, que começou a temporada como apenas uma estrela em ascensão. Foram quatro lutas, uma média superior à da maioria dos lutadores.

"Gostaria de umas férias, mas sou um lutador do UFC, quero fazer minha carreira aqui e aceito as ordens. O ideal seria lutar três vezes em 2012, mas umas férias de quatro ou cinco meses cairiam bem", afirmou ele, que deve ganhar um merecido descanso nesta virada de ano.