Topo

MMA


Shogun testa reação e Wanderlei tenta último fôlego em UFC de provações

Maurício Shogun põe estratégia de preparação à prova em duelo contra Henderson - Evelyn Rodrigues/UOL
Maurício Shogun põe estratégia de preparação à prova em duelo contra Henderson Imagem: Evelyn Rodrigues/UOL

Evelyn Rodrigues e Maurício Deho

Em San Jose e São Paulo

19/11/2011 06h00

O UFC deste sábado pode ser uma pedra no sapato dos brasileiros Maurício “Shogun” Rua e Wanderlei Silva. Enquanto Shogun coloca à prova a sua estratégia de preparação no Brasil, Wanderlei precisa vencer para afastar de vez os rumores de aposentadoria.

    TÉCNICO VÊ WANDERLEI FORTALECIDO

  • A derrota de Wanderlei Silva no UFC 132, com um nocaute em apenas 27 segundos de combate, foi uma das mais amargas do paranaense. Tentando voltar ao rumo das vitórias e lutando na cidade onde mora, Las Vegas, ele foi surpreendido por Chris Leben e sua aposentadoria ficou próxima.

    Mas neste sábado, na edição 139 do Ultimate, o lutador ganha uma nova chance. Segundo seu técnico, é a oportunidade de trazer o velho “Cachorro Louco” de volta, em uma versão fortalecida pelos acontecimentos anteriores.
    Leia a matéria completa

O embate entre Maurício Shogun e Dan Henderson vem consertar um erro de percurso da época do extinto Pride.  “Estamos lutando em uma organização diferente, em outro continente, mas essa luta por muito tempo foi um combate que os fãs do Pride queriam”, declarou Shogun ao UOL Esporte.  

Aos 41 anos de idade, Hendo está mirando o cinturão dos meio-pesados do Ultimate, título inédito em sua carreira. O embate deste sábado marca o seu retorno ao UFC, depois de quatro lutas no Strikeforce e da vitória sobre o russo Fedor Emelianenko por nocaute técnico no primeiro assalto, em julho passado. Apesar disso, Dan Henderson não se acha favorito no combate contra o brasileiro.

“Eu respeito o Shogun, sei dos pontos fortes e fracos dele, mas me preparei para essa luta. Mas se ele acha que vai me nocautear está muito enganado. Boa sorte para ele então, se ele acha que isso é possível”, declarou o norte-americano.

A mudança de estratégia de Shogun, que realizou toda a preparação para o UFC 139 em São Paulo e Curitiba, levantou questionamentos por parte dos jornalistas. Ele mesmo admitiu que tentou fazer um treino mais fechado, mas depois minimizou o mistério.

“Passar 3 meses se preparando para uma luta longe da família é algo complicado, é muito difícil. Por isso, desta vez, eu optei pelo Brasil. Estou muito tranquilo, fiz um camp muito bom ao lado de excelentes atletas e professores, foi um treinamento mais fechado, para eu ficar mais à vontade, sem muita gente em cima. E eu estou pronto para a luta”, declarou o brasileiro, que confirmou que vai buscar o nocaute. “Eu vou partir pra cima”, completou.

Wanderlei Silva tem que bater Cung Le para afastar aposentadoria

Depois do nocaute fulminante sofrido para Chris Leben no UFC 132, em Las Vegas, Wanderlei Silva precisa da vitória na noite deste sábado para afastar de uma vez por todas a sua saída do UFC.


“Ninguém está livre da derrota. Olhem o que aconteceu com o Cain Velásquez no último sábado. Por acaso alguém foi lá dizer que ele tem que se aposentar? Não, porque as pessoas sabem que ele pode voltar a vencer. Eu errei, sofri muito e já paguei pelo meu erro. Eu sou um campeão e vou provar que ainda estou em boas condições e que ainda posso vencer”, disse ele.  Apesar da pressão pela vitória, Wanderlei se diz tranquilo. “Eu tenho quase 50 lutas na minha carreira, estou acostumado a lutar sob pressão”, completou.

 

O oponente do experiente Wanderlei tem uma carreira bem mais curta. Com apenas 8 lutas no cartel, incluindo 7 vitórias, Cung Le faz a sua estreia no UFC no combate deste sábado. Ex-campeão do Strikeforce, único evento em que lutou até hoje e no qual venceu todos os desafiantes por nocaute, o vietnamita é conhecido por sua atuações em filmes de ação e já declarou que, por enquanto, pretende conciliar as duas carreiras até o momento em que tiver que optar por uma delas.

Com relação ao embate deste sábado, Cun Le se disse tranquilo. “Eu estava me preparando para enfrentar o Vitor Belfort, que sofreu uma lesão, e por causa disso, vi meu oponente mudar. Este é um esporte difícil, ninguém está livre de se machucar nos treinos. Mas quando eu soube que enfrentaria o Wanderlei em substituição ao Vitor eu aceitei de imediato. Fico feliz em poder fazer a minha estreia ao lado de uma lenda do MMA”, disse ele ao UOL Esporte. “Isso não significa que eu vá diminuir meu ritmo. Estudei bastante o estilo do Wanderlei e estou pronto”, completou.

Duelo de brasileiros marca o card preliminar

O  card preliminar do UFC 139 terá um duelo verde e amarelo: o potiguar Gleison Tibau enfrenta Rafael dos Anjos, que vem de vitória relâmpago por nocaute sobre o australiano George Sotiropoulos.  Esta será a primeira vez que Rafael vai enfrentar um copatriota na jaula do UFC. “Eu treinei muito para esta luta. Gleison é um lutador muito duro, um dos melhores lutadores brasileiros, com wrestling de primeira qualidade e muita experiência no UFC”, disse Rafael.

Tibau também elogiou o oponente. “Ele é um excelente lutador, tem um bom jiu-jitsu, mãos rápidas. Eu respeito ele como lutador, mas eu estou indo para ganhar e estar mais perto dos meus objetivos”, finalizou.

Confira as lutas deste sábado – UFC 139

Card principal
Maurício Shogun vs. Dan Henderson
Wanderlei Silva vs. Cung Le
Urijah Faber vs. Brian Bowles
Martin Kampmann vs. Rick Story
Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury

Card preliminar
Ryan Bader vs. Jason Brilz
Michael McDonald vs. Alex Soto
Tom Lawlor vs. Chris Weidman
Gleison Tibau vs. Rafael dos Anjos
Miguel Angel Torres vs. Nick Pace
Matt Brown vs. Seth Baczynski
Shamar Bailey vs. Danny Castillo