Dirigente explica plano do Fortaleza para aumentar faturamento em produtos licenciados
Com oito lojas e dez escolinhas de futebol, o Fortaleza apresenta mais de 100 itens licenciados para a torcida tricolor. Além do sucesso conquistado dentro das quatro linhas, o clube tem conseguido números expressivos na administração e faturou mais de R$ 2 milhões neste ano com as vendas de produtos licenciados.
Investindo em diversas atrações como a Camisa Pop e oferecendo serviços e cursos, exemplo da Laion Academy, o Departamento de Licenciamento, criado em 2018, tem alavancado as receitas do Leão do Pici. No início, o projeto contava apenas com quatro companhias licenciadas e uma arrecadação de R$ 40 mil em royalties. Atualmente, são mais de 110 empresas parceiras e um aumento de 50 vezes da quantia recebida.
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- O caminho para potencializar tais receitas é manter os licenciamentos atuais e prospectar outras empresas visando ofertar ao torcedor cada vez mais produtos de diversas áreas. Podemos citar como exemplos empresas de eletrodomésticos e achocolatados, cujos produtos vão entrar em nosso catálogo já a partir do início de 2023. Temos também que expandir nossa gama de serviços oferecidos como Escolas de Futebol, Lojas Licenciadas e Cursos Teóricos, como o Laion Academy, tendo em vista que esses segmentos deixam um excelente retorno financeiro ao clube - conta Renan Menezes, Gerente de Licenciamento do Fortaleza.
Lançada neste ano, a Laion Academy conta com os formatos online e presencial de ensino. Com cursos voltados para o futebol, os profissionais que atuam no clube ministram aulas e transmitem a experiência de trabalhar no meio desportivo. O projeto, que foi realizado em parceria com o Futebol Interativo, obteve sucesso e será mantido para o ano seguinte.
Além disso, o Departamento de Licenciamento do Fortaleza almeja selar acordos com grandes companhias e oferecer eletrodomésticos para a torcida tricolor. O Leão do Pici também deseja aumentar a quantidade de lojas licenciadas.
- Visamos prospectar mais empresas parceiras. No Planejamento Estratégico de 2023, vamos definir as metas para o setor e, dentre elas, podemos citar o aumento de companhias de serviços e experiências para o clube bem como identificar as carências existentes e buscar especificamente marcas que supram essa lacuna - diz Renan, complementando:
- Podemos, ainda, contribuir com nossos produtos licenciados para expansão das vendas no varejo local e nacional, com produtos para redes de lojas no segmento de vestuário e calçados e, também, no ramo de varejo alimentício. Nossa intenção é finalizar o ano de 2023 superando a receita atual e contando com 150 empresas e mais de 6.500 produtos licenciados do Fortaleza.
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