Topo

Pelé se despede de ídolo do Real Madrid e presta homenagem: 'Gênio do futebol'

Ex-ponta Francisco "Paco" Gento é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em sua posição; ele morreu aos 88 anos - Divulgação/Real Madrid
Ex-ponta Francisco "Paco" Gento é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em sua posição; ele morreu aos 88 anos Imagem: Divulgação/Real Madrid

18/01/2022 15h32

O Rei Pelé prestou uma homenagem ao ídolo do Real Madrid e maior campeão da história do clube Francisco "Paco" Gento, que morreu nesta terça-feira aos 88 anos.

O ex-jogador brasileiro postou uma foto do jogador e fez um texto onde lembrou de um confronto entre eles no Santiago Bernabeu, chamando o ex-jogador de "gênio do futebol".

"Paco Gento é mais um gênio do futebol que se despede de nós. O maior campeão europeu até hoje. Eu ainda era um menino quando enfrentamos ele e outras lendas do Real Madrid, no Santiago Bernabeu, em uma excursão pela Europa. Memórias de muita saudade e de paixão ao futebol, que ficam ainda mais vivas no dia de hoje. Deixo aqui os meus sentimentos de carinho a todos amigos e familiares", disse.

Em 18 temporadas vestindo a camisa merengue, Gento venceu seis Copas da Europa, equivalentes a atual Champions League, sendo o maior vencedor da história da competição. Ele ainda conquistou 12 Campeonatos Espanhóis, um Mundial de Clubes e duas Taças da Espanha. O ídolo somou 523 jogos com a camisa branca e anotou um total de 159 gols em sua passagem.

Em 1971, Gento decidiu pendurar as chuteiras após Santiago Bernabéu decidir por uma renovação no elenco. Em 2016, o ídolo foi eleito Presidente de Honra, sucedendo Di Stefano, falecido em 2014. Na Espanha, o ponta esquerda é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em sua posição.