Topo

Palmeiras

Felipão aposta em tri da Libertadores do Palmeiras: 'Com a estratégia do Abel'

Abel Ferreira recebe a visita de Felipão, ex-técnico do Palmeiras, durante concentração da equipe, em Caxias do Sul - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira recebe a visita de Felipão, ex-técnico do Palmeiras, durante concentração da equipe, em Caxias do Sul Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

01/11/2021 17h30

Abel Ferreira vai, em breve, viver somente o que o Luiz Felipe Scolari experimentou como técnico do Palmeiras: disputar duas finais seguidas de Copa Libertadores à frente do time. O português, inclusive, pode ter melhor sorte do que Felipão, caso vença o Flamengo no dia 27 de novembro, em Montevidéu.

No que depender do ex-treinador palmeirense, Abel terá mais um capítulo de glória sob o comando do Alviverde em pouco mais de um de trabalho no Brasil:

"Vencemos em 99 e fomos à final em 2000. Igual ao conquistado agora, o que é maravilhoso. Vamos vencer agora com a estratégia, a convicção do Abel, do grupo todo e, inclusive, com a nossa torcida palmeirense. Aos torcedores, vou pedir para acreditarem no time, nas dificuldades que teremos no jogo. Temos qualidade, temos time, temos um técnico dedicado e estudioso e, com esforço de toda equipe, vai conseguir este título", disse Luiz Felipe Scolari em entrevista exclusiva ao Lance!/Nosso Palestra.

Além de falar sobre a experiência em Libertadores, Felipão comentou sobre o título do Campeonato Brasileiro de 2018, exaltando o relacionamento que tinha com os atletas do clube.

"Antes de chegar ao clube, já tinha algum conhecimento de alguns atletas e como sempre fiz até hoje, quero trabalhar como se fôssemos uma família e agíssemos como família. Fui bem entendido e os atletas fizeram um vestiário magnífico. Amizade, respeito, aceitação, assimilação em todos os sentidos e amor ao clube em que trabalhavam foram importantes para vencer. Analisamos os campeonatos e vimos que todos seriam utilizados e todos dariam suas contribuições nos campeonatos. E foi assim. Jogávamos com uma equipe no domingo e nas copas mudavamos seis ou sete atletas e todos estavam prontos. Todos queriam. E tenho absoluta certeza de que foi isso que nos levou a grandes jogos", recordou o ex-comandante palmeirense.

Vale lembrar que Felipão e Abel Ferreira tiveram suas trajetórias ligadas muito antes do Palmeiras, já que o técnico brasileiro comandou Portugal enquanto o atual técnico do clube atuava como lateral e Felipão foi o responsável pela primeira, e única, convocação do ex-lateral direito.

"Fico extremamente feliz com esta comparação. Abel foi meu atleta na seleção portuguesa e sempre foi assim. Responsável, ama o que faz, sempre trabalha com determinação pelo clube e onde está, é o principal defensor deste ambiente. Gosto do seu jeito, gosto do seu trabalho e gosto como se comunica", finalizou Felipão.

Abel Ferreira, por sua vez, não esconde a admiração que sente por Felipão e o agradecimento que tem para com o técnico, que teve ótimo resultado em uma Eurocopa e uma Copa do Mundo, sendo muito querido pelos portugueses.

Felipão teve três passagens pelo Palmeiras. No clube, conquistou duas Copas do Brasil (1998 e 2012), uma Libertadores (1999), uma Copa Mercosul (1998), um Torneio Rio-São Paulo (2000) e um Brasileirão (2018), além disso, é o técnico que comandou mais vezes o clube e que mais venceu pelo Palmeiras.

Felipão, desde que saiu do Grêmio está sem clube, mas não esquece o "pupilo" nem o Palmeiras, sempre visitando Abel Ferreira e o time quando o elenco passa pelo Sul do Brasil, como foi no último final de semana.

Palmeiras