Topo

Alison e Álvaro perdem e estão fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio

03/08/2021 23h14


O Brasil não tem mais duplas no torneio de vôlei de praia dos Jogos de Tóquio-2020. Pela primeira vez na história da modalidade em Jogos Olímpicos - que estreou nos Jogos de Atlanta-1996 -, o país não terá um representante nas semifinais. Única parceria que ainda tinha chance de avançar no Japão, Alison/Álvaro Filho caiu para a dupla da Letônia Martins Plavins e Edgards Tocs por 2 sets a 0 - parciais de 21-16, 21-15 -, na noite desta terça-feira, na Shiokaze Park, pelas quartas de final da competição.

Plavins e Tocs também foram responsáveis pela eliminação da outra dupla brasileira, Evandro e Bruno Schmidt, nas oitavas de final. Alison foi campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016 jogando ao lado do Bruno.

As duplas femininas também caíram na fase do mata-mata. Ágatha e Duda se despediram nas oitavas de final, com a derrota para as alemãs Laura Ludwig e Margareta Kozuch, por 2 sets as 1, no domingo, enquanto Ana Patrícia e Rebecca perderam ontem para as suíças Anouk Verge-Depre e JoanaHeidrich por 2 sets a 1 - parciais de 21-19, 18-21, 15-12.

Na semifinal, a dupla da Letônia vai enfrentar os líderes do ranking mundial, Mol e Sorum, da Noruega. A virada de bola do Brasil hoje não funcionou. Foram muitos erros na finalização e o time cometeu 13 erros, contra apenas 3 dos adversários.

O Brasil se perdeu emocionalmente em quadra. Vencia o primeiro set por 12 a 10, mantendo a partida bem equilibrada, quando o time da Letônia passou a sacar em Alison e viu o brasileiro cometer dois erros consecutivos. Dali em diante, o jogo da dupla de branco não encaixou mais. Rapidamente, os europeus fizeram 16 a 13, jogando de forma solta e sem serem agredidos no saque, ampliaram ainda mais a vantagem no placar. Confiantes, eles conseguiram defender os ataques da dupla verde-amarela para pontuar nos contra-ataques e fechar o set em 21 a 16.

Alison e Álvaro sentiram o calor e fisicamente o jogo ficou muito difícil para a dupla brasileira. Em um bloqueio de Alison, os brasileiros encostaram em 16 a 18, mas logo depois um erro de recepção fez a diferença voltar a ser de três pontos. O Brasil reagiu no final do set em dois bloqueios do Mamute, mas num toque da rede de Alison, o time letão fechou a parcial em 21 a 19, encerrando o jogo em 2 a 0, eliminando a parceria verde-amarela nas quartas de final.