Topo

Palmeiras

Raphael Veiga iguala Valdívia em número de partidas pelo Palmeiras

Raphael Veiga, do Palmeiras, comemora após marcar no clássico contra o Corinthians, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Raphael Veiga, do Palmeiras, comemora após marcar no clássico contra o Corinthians, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

10/07/2023 06h00

O empate do Palmeiras contra o Flamengo np último sábado (8), pelo Campeonato Brasileiro, significou uma marca importante para Raphael Veiga. Com 241 partidas realizadas, o meia igualou o número de jogos de um ídolo do Verdão, o chileno Jorge Valdívia.

Veiga se tornou o 58º jogador que mais vestiu a camisa alviverde na história do clube, ao lado de Valdívia e Francisco Arce. Além disso, alcançou a 7ª posição no ranking de atletas com mais jogos no Allianz Parque, onde já é o maior artilheiro (40 gols em 108 partidas).

Apesar de não marcar há nove jogos na temporada, Raphael Veiga é o vice-artiheiro do Palmeiras em 2023, com nove gols, atrás apenas de Rony. No aspecto geral do elenco, o meia só é superado por Dudu no ranking de gols marcados pelo Verdão. Veiga balançou as redes 75 vezes em 241 jogos.

Em comparação, Valdívia marcou 41 gols, tendo disputado o mesmo número de partidas. O meia chileno teve duas passagens pelo Palmeiras, entre os anos 2006 e 2008, e 2010 até 2015. "El Mago" conquistou os títulos da Copa do Brasil em 2012 e 2015, do Paulistão de 2008 e da Série B de 2013.

Do outro lado, Raphael Veiga levantou as taças da Libertadores de 2020 e 2021, além de três Campeonatos Paulistas, um Brasileirão, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Apesar de não ter atuado com Valdívia, o jogador de 28 anos nunca escondeu a admiração pelo ídolo palmeirense e já imitou a celebração em partida contra o rival Corinthians.

"O Valdivia era um cara que, quando jogava aqui, principalmente em 2008, eu gostava muito de vê-lo. É um cara que dentro de campo muitas pessoas gostavam de assistir por tudo o que ele fazia, os dribles, os gols, então veio na minha cabeça na hora, por ele ser um cara que eu gostava. Poder homenageá-lo nesse jogo foi uma questão de lembranças minhas e para mim foi muito legal", disse Veiga, após marcar no Derby realizado em abril deste ano, pelo Brasileirão.

Palmeiras