Topo

Corinthians

Como Cantillo abre 3ª temporada no Corinthians em alta com Sylvinho

Cantillo comemora gol do Corinthians contra o Fortaleza - Ettore Chiereguini/AGIF
Cantillo comemora gol do Corinthians contra o Fortaleza Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

15/01/2022 06h00

O Corinthians tem contratado, desde o ano passado, grandes nomes para a temporada de 2022, casos de Renato Augusto, Giuliano, Willian e, mais recentemente, Paulinho. No entanto, um jogador que já estava no elenco antes segue em alta com o treinador: Cantillo.

Algo que chama atenção é que nenhuma contratação realizada até agora teve como alvo a posição de primeiro volante, o que pode dar indício de que Cantillo inicie a temporada entre os titulares.

A "Gazeta Esportiva" apurou que o colombiano é muito bem cotado por Sylvinho e está em alta com toda a comissão técnica pela qualidade que entrega ao time, principalmente na transição entre defesa e ataque.

O volante chegou ao clube em janeiro de 2020, ainda na era Tiago Nunes. De lá para cá, são 66 jogos disputados, dois gols e cinco assistências, no total. Com Sylvinho, foram 22 jogos em campo (21 pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil), 18 vezes como titular.

No último clássico contra o Palmeiras de 2021, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador bancou Cantillo no time titular, mesmo com reclamações de que ele poderia não ser tão combativo quanto Xavier, por exemplo (Gabriel estava suspenso). Porém, o colombiano se destacou na partida que teve Roger Guedes, com dois gols contra seu ex-time, como grande estrela.

Superioridade nos números

O treinador também utiliza comumente outras duas peças, Gabriel, como mencionado, e Du Queiroz. Os números do "Footstasts" indicam superioridade de Cantillo em relação aos companheiros em alguns quesitos no último Campeonato Brasileiro:

Jogos:

Gabriel: 31 jogos

Cantillo: 21 jogos

Du Queiroz: 16 jogos

Passes certos:

Gabriel: 92.4%

Cantillo: 94.3%

Du Queiroz: 91.85%

Passes errados:

Gabriel: 7.6%

Cantillo: 5.7%

Du Queiroz: 8.15%

Desarmes certos:

Gabriel: 80.9%

Cantillo: 81.58%

Du Queiroz: 95.65%

Lançamentos certos:

Gabriel: 32.5%

Cantillo: 52.38%

Du Queiroz: 38.89%

Faltas cometidas:

Gabriel: 41 faltas (média de 1,32)

Cantillo: 18 faltas (média de 0,82)

Du Queiroz: 17 faltas (média de 1,06)

Perda da posse da bola:

Gabriel: média de 1,0

Cantillo: média de 1,0

Du Queiroz: média de 2,0

Cartões amarelos recebidos:

Gabriel: 6 cartões

Cantillo: 3 cartões

Du Queiroz: 1 cartão

Cartões vermelhos recebidos:

Gabriel: 1 cartão

Cantillo: 0

Du Queiroz: 0

Vantagem no time titular

Diante desse cenário e também da boa relação com Sylvinho, Cantillo pode ter alguma vantagem para uma vaga no time titular do Corinthians nesse início de temporada, ainda que, na última sexta-feira, Gabriel tenha sido o escolhido em um primeiro esboço do time no ano. Cantillo foi seu substituto após alteração na formação inicial.

O time alvinegro faz sua estreia no Campeonato Paulista no dia 25 de janeiro contra a Ferroviária, na Neo Química Arena.

Corinthians