Topo

OPINIÃO

Carneiro: Paulinho manda recado a Sylvinho ao pedir para jogar como volante

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 19h08

Hoje (14), Paulinho foi apresentado oficialmente como reforço do Corinthians. O volante, que recebeu a camisa 15 do Timão das mãos do presidente Duílio Monteiro Alves, deixou clara sua preferência tática: ele quer se manter como um meio-campista, como em sua primeira passagem pelo Parque São Jorge.

Na Live Especial do UOL Esporte, os jornalistas Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro conversaram sobre a apresentação de Paulinho e a expectativa para o desempenho dele em seu retorno ao Timão. Eles também alertaram para os cuidados que o time deve tomar com a alta média de idade do elenco, com a maioria dos seus titulares acima dos 30 anos.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Esse esclarecimento do Paulinho sobre a posição em que ele quer jogar no Corinthians funciona também como um recado para o Sylvinho, para falar 'não venha inventar'. É um jogador que esteve na China e na Arábia Saudita. Se observarmos os vídeos e as estatísticas, ele jogou como segundo atacante em vários momentos, ou mesmo de ponta. Era um jogador ofensivo, o que não é a característica natural dele", comentou Carneiro.

Lavieri destacou que Paulinho, de 33 anos, não quer repetir a experiência de atuar como um atacante no Corinthians. "Ele disse que pretende continuar em sua posição de origem, porque lá na China ele foi testado pelo [Fabio] Cannavaro [técnico do Guangzhou] como um segundo atacante. Ele descartou isso e quer jogar no meio-campo. O Sylvinho começou a fazer testes hoje [ontem] com o Paulinho", disse o colunista do UOL.

Com o desejo do camisa 15 em se manter no meio-campo, Carneiro tem dúvidas sobre a formação titular do Corinthians. "Uma das maiores curiosidades que tenho para essa temporada é ver o comportamento do Corinthians com a entrada do Paulinho. Nos outros times grandes do estado, o São Paulo já tem uma base e buscou reforços para as lacunas que tinha. O Santos também trouxe jogadores para suprir lacunas. O Palmeiras não tem motivo para mudar seu sistema de jogo. A curiosidade no Corinthians é para ver como essas peças serão adaptadas em um sistema de jogo que priorize a posse de bola. Não sei exatamente onde o Paulinho será encaixado", apontou o repórter do UOL.

Para Lavieri, há outra questão em torno de Paulinho: suas condições físicas. "Sabemos que o Paulinho joga muita bola, mas fica a dúvida de como ele chega depois de tanto tempo na China. Tenho dúvidas também sobre o time do Corinthians, do um ao onze, um pouco envelhecido. Fico com a pulga atrás da orelha de como vai se comportar esse elenco durante a temporada, porque sabemos que, de abril para frente, o calendário aperta pra caramba", ressaltou.

Para Carneiro, Sylvinho ganhou uma grande dor de cabeça para montar o time do Corinthians, principalmente a partir do meio-campo. "Ele terá um trabalho muito grande para ajeitar esse time do Corinthians, sabendo que o Paulinho é um jogador que estará à disposição para ser um volante, mas não de marcação. E quem vai ser? Gabriel, Xavier, Renato Augusto, que seria adaptado para uma função mais recuada, como já fez na carreira? De repente, é uma solução para adaptar todos esses caras", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live Especial do UOL Esporte será nesta segunda-feira (17), às 17h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL ou no canal do UOL Esporte no YouTube.