PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Odiado, Ubaldo Aquino é escalado para jogo entre Palmeiras e Defensa

O ex-árbitro Ubaldo Aquino vai trabalhar no jogo do Palmeiras - Matthew Ashton - EMPICS/PA Images via Getty Images
O ex-árbitro Ubaldo Aquino vai trabalhar no jogo do Palmeiras Imagem: Matthew Ashton - EMPICS/PA Images via Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

18/05/2021 06h30

Classificação e Jogos

Nesta terça-feira, o Palmeiras encara o Defensa y Justicia pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O ex-árbitro Ubaldo Aquino, que traz uma triste memória ao palmeirense após a edição de 2001 do torneio continental, foi escalado para trabalhar na partida.

O paraguaio foi o responsável por apitar o empate de 2 a 2 entre Palmeiras e Boca Juniors, pela primeira semifinal da Copa Libertadores 2001. Disputado na Bombonera, o jogo teve interferência decisiva do árbitro, desde então chamado de "Robaldo" por palmeirenses.

O time alviverde saiu na frente com Alex, mas os argentinos empataram em pênalti inexistente de Alexandre sobre Barihjo, convertido por Guillermo Schelotto. No segundo tempo, Fábio Júnior voltou a colocar o Palmeiras na frente e Barihjo igualou. Aquino ignorou pênalti claro do goleiro Córdoba sobre Fernando e ainda deu amarelo ao volante, que mais tarde seria expulso ao lado de Barihjo.

No dia seguinte ao embate, o jornal "A Gazeta Esportiva" destacou a péssima atuação do árbitro. A reportagem sobre o jogo, intitulada "Assalto na Argentina", afirmou que o "Verdão foi roubado na primeira semifinal".

E o resultado acabou sendo crucial para a eliminação do Palmeiras. Na partida de volta, dessa vez com Oscar Ruíz no apito, houve mais um empate de 2 a 2. Nas penalidades máximas, o Boca se saiu melhor e avançou para a decisão.

Na equipe de arbitragem desta terça-feira, Ubaldo Aquino será o "assessor de vídeo", de acordo com escala publicada pela Conmebol. Em uma função que não possui efeito prático no jogo, ele é o responsável por avaliar e dar feedback aos árbitros virtualmente (não presencialmente) com a utilização das imagens da transmissão oficial.

A bola rola no gramado do Allianz Parque a partir das 19h15 (de Brasília). O Palmeiras lidera o Grupo A, com 12 pontos, e já está garantido nas oitavas de final.

Palmeiras