Topo

Palmeiras

Comemorada como título, volta de Dudu ao Palmeiras pode ainda não acontecer

07/03/2020 - Palmeiras x Ferroviária - Dudu, jogador do Palmeiras - Bruno Ulivieri/AGIF
07/03/2020 - Palmeiras x Ferroviária - Dudu, jogador do Palmeiras Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

18/05/2021 04h00

Celebrada pela torcida como um título e tratada com pompa nas redes sociais alviverdes, a volta do atacante Dudu ao Palmeiras ainda não é vista como 100% certa por profissionais envolvidos com a negociação.

Segundo o UOL apurou com pessoas ligadas ao jogador e ao departamento de futebol do clube, ainda que uma negociação com o Al Duhail-QAT esteja fora da mesa no momento, permanece a hipótese de o jogador ser envolvido em uma outra transferência na abertura da próxima janela.

Isso porque o balanço do Palmeiras contemplava os cerca de R$ 38 milhões (6 milhões de Euros) que viriam da negociação, caso o clube catari exercesse sua prioridade e selasse a aquisição de 80% dos direitos federativos do ex-camisa 7.

Além da não entrada do montante, com o recuo do Al Duhail, o clube alviverde passa a arcar com os salários do jogador, o que oneraria a folha de pagamento, pois não não estavam provisionados. Em outros termos, financeiramente, o retorno do ídolo traria problemas para o caixa.

Evidentemente, por outro lado, a volta, se efetivada, seria um grande ganho técnico para a equipe. É essa a avaliação da comissão técnica do Palmeiras. O técnico Abel Ferreira, por exemplo, vê com bons olhos a chegada do atacante e está empolgado com a possibilidade de tê-lo no grupo.

De qualquer forma, a "Operação Dudu" já é tratado como sucesso internamente no Palmeiras.

Afinal, só pelo empréstimo, o clube já recebeu 7 milhões de euros —R$ 43 milhões—, valor impensável para uma negociação desse tipo, a menos que vinculado a uma posterior aquisição, como era o caso.

Em outras palavras, se não houver uma nova negociação, o Palmeiras fica com um grande reforço para o time após ter recebido um alto valor para emprestá-lo. E se houver, o Palmeiras reforça seu caixa sem atrapalhar os planos de Abel, que nunca contou com Dudu em seu planejamento para a temporada.

Restará à torcida, no entanto, a frustração de ter visto a volta de um ídolo tão de perto para depois perdê-lo.

De todo modo, mesmo que fique no Brasil, Dudu só será jogador do Palmeiras a partir de 1º de julho. E só poderá entrar em campo a partir de agosto, na abertura da janela nacional para jogadores vindos do exterior. O clube tenta manobras para antecipar tal prazo, mas não há otimismo quanto a isso.

No momento, Dudu passa férias com sua namorada nos Estados Unidos.

Palmeiras