Topo

São Paulo

Polivalente e artilheiro da Copinha: conheça William, reforço do São Paulo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

17/03/2021 08h00

O São Paulo acertou a contratação do meia William, que atuava pelo Toluca, do México. O jogador de 34 anos é esperado na sexta-feira para a realização de exames médicos e assinar até o fim da temporada.

William chega ao São Paulo para ser uma opção com características diferentes dos meio-campistas à disposição do técnico Hernán Crespo. Apesar da idade já avançada, é um jogador de boa imposição física e que ocupa uma grande faixa do campo, podendo ser utilizado em diferentes funções.

Pelo Toluca, William foi normalmente escalado como segundo volante, sendo uma peça com muita liberdade para chegar a área. Não é um organizador de jogo, sendo o responsável por distribuir a bola de trás e verticalizar os passes, como o Daniel Alves. Como Crespo gosta de marcar o adversário no campo de ataque, o jogador de 34 anos pode ser importante para pressionar e recuperar bolas em um local vantajoso.

Em circunstâncias específicas, William também foi utilizado como lateral-esquerdo, valendo-se de sua imposição física para fechar a linha de quatro. Além disso, chegou a ser primeiro volante quando o Toluca atuou em uma formação com três zagueiros, esquema que vem sendo implementado por Crespo no São Paulo.

Revelado pela categoria de base do Palmeiras, William foi artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na ocasião, o jogador balançou as redes sete vezes em sete partidas disputadas. Foi a única vez que o rival alviverde teve um jogador na liderança do ranking de artilharia da competição.

William está desde 2013 no futebol mexicano, tendo passado pelo Querétero, América e, por fim, Toluca. Ao todo, foram 209 partidas disputadas desde que desembarcou no país, com 26 gols marcados. Sua identificação com o México foi tamanha que optou pela naturalização, caso a seleção nacional quisesse chamá-lo, o que acabou não acontecendo.

Muricy Ramalho, que hoje é coordenador técnico do São Paulo, chegou a treinar William no Palmeiras. Em 2010, o jogador voltou de uma série de empréstimos e foi aproveitado pelo clube palestrino no início da temporada.

São Paulo