Topo

Copa Libertadores - 2023

Fluminense perde para River e desperdiça chance de avançar na Libertadores

Solari, do River Plate, é marcado por Felipe Melo, do Fluminense, em jogo válido pela Libertadores - REUTERS/Agustin Marcarian
Solari, do River Plate, é marcado por Felipe Melo, do Fluminense, em jogo válido pela Libertadores Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

07/06/2023 23h32

O River Plate venceu o Fluminense na noite de hoje (7), por 2 a 0, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Beltrán e Barco, de pênalti, fizeram os dois gols do jogo na Argentina. Ambos saíram no segundo tempo.

Sufocado pelo adversário em boa parte da partida, o Fluminense chegou ao ataque poucas vezes e não conseguiu deixar tudo igual.

Um empate no Monumental de Núñez teria dado a classificação antecipada às oitavas de final para o time carioca.

Mesmo com a derrota, o Fluminense segue na liderança do Grupo D da Libertadores, com nove pontos. O River Plate foi a sete e assumiu a segunda colocação momentânea.

O Fluminense volta a campo no próximo domingo (11), quando visita o Goiás, às 18h30 (de Brasília), pela 10ª rodada do Brasileirão. Na Libertadores, o Flu tem compromisso marcado no dia 27 de junho, quando recebe o Sporting Cristal, às 21h, pela última rodada da fase de grupos. No mesmo dia e horário, o River Plate encara o The Strongest, na Argentina.

Racismo antes do jogo e casa cheia

Nos arredores do Monumental de Núñez, diversos torcedores com camisas do River Plate foram flagrados fazendo gestos racistas em direção a ônibus que chegavam com a torcida do Fluminense. Os registros foram publicados nas redes sociais.

Dentro do estádio, o jogo contou com casa cheia. Havia a expectativa de que a Tribuna Sívori Alta ficasse fechada após um torcedor cair do setor e morrer na partida entre River Plate e Defensa y Justicia no último final de semana. Após analisar o local e colher os documentos necessários, os peritos liberaram a presença de torcedores na arquibancada.

Como foi o jogo

O River Plate dominou os primeiros 20 minutos de jogo. Abusando das jogadas pelos lados do campo, o time argentino encurralou o Fluminense, que não encontrou soluções para sair jogando.

O Fluminense só apareceu no campo de ataque em dois lances esporádicos nos quais conseguiu quebrar o bloco alto de marcação do adversário. As finalizações imprecisas, no entanto, não ajudaram a tirar o zero do placar.

O River tentou manter a pressão na reta final do primeiro tempo, porém, mais cansado, acabou dando mais espaços para o Fluminense respirar. Fábio, com duas boas defesas, evitou o pior para o time brasileiro ainda na etapa inicial.

O gol que abriu o placar para o River Plate saiu justamente em um cenário 'inverso' da partida. Ao tentar puxar um ataque, Guga se lançou pela esquerda e deixou seu setor desprotegido. Solari, que vinha sendo jogador mais perigoso do time argentino, não desperdiçou a chance do contra-ataque e assistiu Beltrán.

Depois de sair na frente, o River Plate diminuiu o ritmo e acabou dando mais alternativas para o Fluminense, que melhorou no jogo. Diniz, visando ter mais poderio ofensivo, tirou Guga e colocou Gabriel Pirani para movimentar o lado esquerdo do ataque.

Nos minutos finais, Fernando Diniz lançou ainda mais a equipe ao campo de ataque já que o empate daria a classificação antecipada. Apesar disso, a defesa do River Plate se segurou como pôde e evitou a igualdade, ainda conseguindo ampliar o placar com um pênalti.

Lances importantes e gols

Não valeu! - O River até saiu na frente aos três minutos, mas o lance foi anulado por impedimento. De la Cruz deixou Solari na cara do gol, e o atacante bateu no canto esquerdo de Fábio. Após análise do VAR, Wilmar Roldán invalidou o tento.

Flu chega pela primeira vez - Fazendo as vezes de um meio-campista, Samuel Xavier recebeu com espaço, arrancou e, sem opções, finalizou firme. Armani caiu no canto direito e espalmou.

Passou raspando! - Em novo lance em que o Flu conseguiu quebrar a defesa adversária, Lima recebeu na entrada da área e finalizou de primeira. A bola passou perto da trave esquerda de Armani.

Fábio! - Em jogada ensaiada de falta, Nacho Fernández rolou para Barco soltar a bomba de longe. Com a bola variando, Fábio colocou para escanteio.

Pegou mal na bola - Em um dos poucos lances de liberdade, Arias recebeu pela esquerda da área e tentou a finalização, mas pegou mal na bola e acabou isolando.

Defesaça de Fábio! - Após cruzamento na segunda trave, Beltrán apareceu sozinho e cabeceou no canto direito. Fábio chegou a tempo e conseguiu espalmar. Na sobra, Nino chegou antes de Barco e afastou.

1 x 0 - Aproveitando espaço deixado na esquerda da defesa do Fluminense, Solari arrancou e tocou para o meio. Beltrán se antecipou à defesa e completou para a rede.

Quase, Cano! - O camisa 14 quase foi à rede na sua primeira finalização no jogo. Dentro da área, ele recebeu a bola e finalizou no canto, mas Armani conseguiu espalmar.

2 x 0 - Após roubar a bola no campo de ataque, Barco deixou a defesa para trás, invadiu a área e foi derrubado por André. O próprio atacante cobrou o pênalti, não deu chances para Fábio e matou o jogo.

FICHA TÉCNICA
River Plate 2 x 0 Fluminense

Data: 07/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores 2023
Local: Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Wilmar Navarro (COL) e Dionísio Ruiz (COL)
VAR: David Rodríguez (COL)
Cartões amarelos: Martinelli, Cano (FLU), De la Cruz, Paradela, Barco (RIV)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Beltrán (4'/2°T), Barco (51'/2°T)

River Plate: Armani; Herrera (Paulo Díaz), Gonzalez Pirez, Rojas e Casco; Aliendro, De la Cruz (Palavecino), Solari (Paradela), Nacho Fernández (Kranevitter) e Barco; Beltrán (Borja). Técnico: Martín Demichelis

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy), Nino, Felipe Melo e Guga (Gabriel Pirani); André, Martinelli (Lelê), Lima e Ganso; Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz