Topo

Paparazzi

Quem é o ídolo do Flamengo que estava em suruba com Frota e Renato Gaúcho

Ex-jogador Gaúcho, atuando pelo Flamengo - Reprodução/Site Flamengo
Ex-jogador Gaúcho, atuando pelo Flamengo Imagem: Reprodução/Site Flamengo

Do UOL, em São Paulo

07/06/2023 19h38

Luís Carlos Tóffoli, conhecido como Gaúcho, foi ídolo do Palmeiras e do Flamengo e teve passagem por diversos clubes. O ex-jogador foi citado por Frota que relembrou sexo grupal com ele e Renato Gaúcho.

Defesa que ninguém passa

No alviverde, o jogador ficou famoso no jogo contra o Flamengo. No Brasileiro de 88, o goleiro palmeirense é substituído e Gaúcho precisa jogar como goleiro. A partida terminou com uma disputa de pênaltis e ele defendeu duas penalidades, além de ter assinalado a sua. Ele disputou 79 jogos pelo time e marcou 31 gols.

palmeiras - Divulgação/Palmeiras - Divulgação/Palmeiras
Atacante, Gaúcho, substitui o goleiro e defende dois pênaltis
Imagem: Divulgação/Palmeiras

Tríplice Coroa

Gaúcho foi revelado pelo Flamengo no início da década de 80, mas teve seu auge no clube, 10 anos depois, quando conquistou: Copa do Brasil (1990), Carioca (1991) e do Brasileirão (1992). O atacante marcou 99 gols em 199 jogos disputados pela Gávea.

Além de Palmeiras e Flamengo, Gaúcho atuou pelo XV de Piracicaba, Grêmio, Verdy Kawasaki (Japão), Santo André, Lecce (Itália), Boca Juniors (Argentina), Atlético-MG, Ponte Preta, Fluminense e Anápolis - onde se aposentou em 1996.

Fundador do Cuiabá

Após se aposentar dos gramados, o ex-jogador montou uma escolinha de futebol. Em 12 de dezembro de 2001, ele fundou o Cuiabá Esporte Clube. Em 2003 iniciou sua carreira de treinador no próprio Cuiabá, e depois teve passagem no Mixto e Luverdense.

fundador do Cuiabá - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Gaúcho, ex-atacante do Flamengo, foi um dos fundadores do Cuiabá
Imagem: Acervo pessoal

Amizade com Renato Gaúcho

O treinador do Grêmio ficou muito amigo de Gaúcho na época em que ambos jogaram no Flamengo, na década de 1990. Depois, atuaram juntos no Atlético Mineiro, ao lado de Neto e Éder Aleixo. Mesmo após a aposentadoria dos gramados, "os Gaúchos" continuaram amigos e se consideravam, melhores amigos.

Tratamento alternativo e morte

O ex-jogador morreu em 2016, aos 52 anos, por causa de um câncer de próstata. Gaúcho descobriu que estava doente em 2008. Cerca de três anos depois, o recomendaram um médico do Paraguai que tinha um tratamento alternativo e que poderia curar o câncer. O médico chegou a dizer que ele estava curado, mais semanas depois ele descobriu que tinha desenvolvido metástase óssea.

Gaúcho deixou a esposa, a atriz Inês Galvão (1991-2016) e três filhos: Maria Luísa, Leonardo e Maria Vitória.

Paparazzi