Topo

Clube do RS descarta rompimento e dá suporte para suspeito de manipulação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2023 12h00

O Ypiranga-RS está dando todo suporte possível para Gabriel Tota, um dos suspeitos de manipulação em jogos do futebol brasileiro. O clube de Erechim, no interior gaúcho, descarta rescisão com o atleta e espera a resolução do caso.

O que aconteceu

Tota foi chamado pela direção do Ypiranga para conversar tão logo se tornaram públicos os reflexos da operação Penalidade Máxima II, do Ministério Público de Goiás. O jogador foi acompanhado por advogado e empresários no encontro.

O clube ouviu que o atleta alega inocência e irá se defender. Até lá, não haverá qualquer punição interna, como afastamento do time ou desligamento do clube. "É inocente até que se prove o contrário", ouviu o UOL.

O meia-atacante treina normalmente com o elenco comandado por Luizinho Vieira, cujo próximo compromisso é dia 27, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil. Ele chegou há menos de uma semana e já foi apresentado oficialmente. O atleta não pretende se manifestar publicamente sobre o caso.

A reportagem do UOL apurou que o Ypiranga está dando todo suporte para o jogador encarar esse momento complicado e entende que ele tem o direito de se defender das acusações. Qualquer atitude de reprovação virá apenas caso seja comprovada sua culpa.

Além disso, o Ypiranga faz questão de se distanciar do caso. Como a suspeita reside em partida de Tota pelo Juventude, o clube entende que não tem participação qualquer.

Ypiranga se manifesta em Nota

O Ypiranga Futebol Clube, através desta nota oficial, vem se pronunciar a respeito do desdobramento da Operação Penalidade Máxima, realizada em Erechim e outras cidades, no dia de hoje, por forças policiais. Hoje pela manhã um atleta recém chegado ao clube foi alvo da ação da investigação, na sua residência.

O clube ressalta que o atleta não participou de nenhuma partida pelo Ypiranga, e que o YFC nada tem de responsabilidade na presente ação. O nosso Departamento de Futebol juntamente com o Departamento Jurídico da instituição estão acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, ouvindo o atleta e seus representantes, preservando sua integridade profissional neste momento.

Ressaltamos que não compactuamos e repudiamos veementemente qualquer tentativa de manipulação de resultados, que ferem nossos mais altos valores éticos e esportivos. O clube busca tomar todas as medidas possíveis para evitar e coibir este tipo de ação.

Comportamento questionável

Fontes consultadas pelo UOL relataram comportamento questionável de Tota ao longo da carreira. Visto como 'jogador problema', ele não conseguiu atingir o sucesso esperado em seu surgimento. Situações fora de campo atrapalharam a trajetória do atleta, segundo relatos à reportagem.

Juventude observa à distância

Enquanto isso, o Juventude observa à distância. Ainda que tenha ligação contratual com o jogador (emprestado ao Ypiranga), o clube promete auxiliar no que for necessário na investigação. O Ju entende que a situação é particular do atleta e que não há qualquer relação com a agremiação.