Topo

Bragantino afasta jogador argentino suspeito de manipulação de jogos

Do UOL, em Santos

19/04/2023 16h16

O Red Bull Bragantino afastou o zagueiro argentino Kevin Lomónaco, alvo da operação "Penalidade Máxima".

O que aconteceu

Kevin Lomónaco é um dos jogadores investigados pelo Ministério Público de Goiás por suposta manipulação de eventos esportivos, principalmente de cartões amarelos ou vermelhos em casas de apostas.

Lomónaco foi afastado e deve ser negociado ou ter o contrato rescindido pelo Bragantino. A informação foi inicialmente publicada pelo GE.

Equipes policiais estiveram no condomínio do argentino na última terça-feira. Casa e carro foram revistados e o celular apreendido.

O jogador é investigado pelo cartão amarelo na derrota de 4 a 1 do Red Bull Bragantino para o América-MG, em 5 de novembro de 2022.

O que diz o Bragantino?

"O Red Bull Bragantino tomou conhecimento da operação envolvendo esquemas de manipulação em jogos da Série A do Brasileiro e de campeonatos estaduais, e da presença de um atleta do elenco entre os investigados.

O clube tem tolerância zero com qualquer atitude que possa ferir a idoneidade do esporte e vá contra os valores e dignidade de todos que vestem as cores do Red Bull Bragantino.

Nos colocamos à disposição das autoridades durante a investigação e trataremos internamente a situação legal envolvendo o atleta."

Quem é Kevin Lomónaco?

Kevin Lomónaco é argentino e tem 21 anos. Revelado pelo Lanús, ele foi contratado pelo Red Bull Bragantino em abril de 2022 e tem contrato de mais quatro anos. .

Entenda o caso

Nove jogadores são investigados na operação Penalidade Máxima II. O promotor Fernando Cesconetto citou que os atletas foram objeto de mandados de busca e apreensão.

Os nomes confirmados pela reportagem são: Igor Cariús, Gabriel Tota, Victor Ramos, Kevin Lomónaco, Moraes e Eduardo Bauermann.

Cesconetto não citou nomes e ressaltou que nenhum jogador foi preso. A apreensão mira celulares e anotações.

A lista da Série A 2022

Santos x Avaí (5/11) — suspeita de tentativa de cooptação de Eduardo Bauermann para tomar cartão amarelo.

Red Bull Bragantino x América-MG (5/11) — aliciamento de Kevin Lomónaco para cartão amarelo.

Goiás x Juventude (5/11) — aliciamento de Moraes e Gabriel Tota, do Juventude, para tomar amarelo:

Cuiabá x Palmeiras (6/11) — Igor Cariús, do Cuiabá, também aliciado para levar amarelo

Santos x Botafogo (10/11) — Eduardo Bauermann, do Santos, procurado para receber cartão vermelho.

Juventude x Palmeiras (10/9) — aliciamento de Moraes para tomar cartão amarelo.