Topo

Copa do Brasil - 2023

Inter perde pênalti, é vaiado, mas vira sobre o CSA na Copa do Brasil

Alan Patrick, do Inter, comemora após marcar duas vezes contra o ABC, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil - Max Peixoto/Agência Estado
Alan Patrick, do Inter, comemora após marcar duas vezes contra o ABC, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil Imagem: Max Peixoto/Agência Estado
André Martins e André Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/04/2023 22h07

O Inter venceu o CSA de virada por 2 a 1, no Beira-Rio, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil.

Alan Patrick foi o nome da partida e marcou os dois gols do Colorado, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco da etapa final. Gabriel Taliari fez o tento dos visitantes, aos dez.

O Inter teve um pênalti perdido por Pedro Henrique logo no início, aos quatro minutos de jogo. O atacante bateu no canto esquerdo, à meia-altura, mas o goleiro do CSA defendeu.

Torcedores colorados vaiaram a equipe diversas vezes do início ao fim da partida. A torcida presente na arquibancada manifestou a sua insatisfação principalmente quando a equipe estava atrás no placar.

O jogo de volta será disputado em 27 de abril, no Estádio Rei Pelé, às 20h (de Brasília). Antes disso, o Inter entra em campo pelo Brasileirão e também pela Libertadores.

Alan Patrick resolve de novo

O Inter reencontrou a torcida em seu estádio após a decepção no Estadual. O Colorado havia jogado pela última vez no Beira-Rio contra o Caxias, pela volta da semifinal do Gaúcho, e foi espectador do hexacampeonato do rival Grêmio.

Pedro Henrique foi uma das novidades da escalação de Mano Menezes, mas desperdiçou o pênalti. O atacante, que marcou oito gols na temporada, esteve no banco de reservas nos dois duelos anteriores

O CSA respondeu na sequência e deixou o Beira-Rio atônito com o 1 a 0 no placar. Logo depois, a equipe visitante perdeu Robinho, autor da jogada que resultou no gol, por lesão muscular.

O Inter ouviu vaias, mas pressionou até chegar ao empate e virar pelos pés de seu camisa 10. Alan Patrick balançou a rede seis vezes nos últimos seis confrontos, foi decisivo mais uma vez e saiu de campo após sentir dores musculares — a equipe caiu de rendimento sem ele.

O time da casa criou para ampliar e foi superior no duelo, apesar do susto e de não ter convencido a torcida com a atuação modesta. Keiller ainda protagonizou um milagre no final, após cabeceio à queima-roupa, e garantiu que o Colorado leve vantagem para o jogo de volta.

Gols e lances de destaque

Pênalti perdido. Aos 3 minutos de jogo, Ednei foi tentar afastar a bola da área do CSA e acabou acertando Baralhas. O lance seguiu, mas o VAR foi acionado e o juiz assinalou a penalidade após revisão. Pedro Henrique foi para a cobrança e bateu firme no canto esquerdo do gol, à meia-altura, mas Dalberson defendeu.

1x0. Aos dez, Robinho avançou pela esquerda e cruzou para a área. A bola desviou no caminho e ficou viva. Gabriel Taliari foi mais ágil, finalizou girando para surpreender a defesa e inaugurou o marcador.

1x1. Aos 23, Wanderson acionou De Pena pela esquerda, que cruzou para a área. Alan Patrick se antecipou e, sozinho, desviou para o fundo da rede.

Luiz Adriano perde gol. No primeiro minuto do segundo tempo, Thaun Lara recebeu de Wanderson pela esquerda e cruzou para a área. Luiz Adriano apareceu sozinho, sem goleiro, mas virou demais o pé e empurrou a bola para a linha de fundo.

2x1. Aos 5, Pedro Henrique arrancou pela direita e cruzou para Luis Adriano. Edinou cortou no caminho e a sobre ficou com Alan Patrick, que chapou de primeira, no cantinho, para virar a partida.

De Pena erra. Aos 20, Alemão recebeu na área e dominou girando, mas preferiu acionar De Pena, que bateu em cima do goleiro.

Keiller salva. Aos 19, o CSA cobrou escanteio curto e Cedric mandou para a área. Edinei subiu no quinto andar e cabeceou à queima-roupa, mas o goleiro do Inter defendeu no reflexo para evitar o empate.

Ficha técnica

Inter 2 x 1 CSA

Competição: Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 11 de abril de 2023, às 20h

Árbitro: Yuri Ferreira da Cruz

VAR: Pablo Ramon Gonçalves

Gols: Gabriel Taliari, aos dez, e Alan Patrick, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco da etapa final

Amarelos: Baralhas, Thiaguinho, Forster, Mercado, Vitão, Lucca, Arnaldo e Taliari

Inter: Keiller; Matheus Dias (Johnny), Vitão, Mercado e Renê; Baralhas (Thauan Lara), Carlos de Peña, Wanderson e Alan Patrick (Lucca); Pedro Henrique (Lucas Ramos) e Luiz Adriano (Alemão). Técnico: Mano Menezes

CSA: Dalberson; Cedric, Ednei, Rafael Foster e Rhuan; Bruno Matias, Moisés (Almir), Tomas Bastos (Yago Henrique), Thiaguinho (Arnaldo) e Robinho (Iago Teles); Gabriel Taliari (Jô). Técnico: Vinícius Bergantin