Topo

Sem Lewa, Polônia vence Chile em último jogo antes da Copa do Mundo

Gary Medel, do Chile, e Arkadiusz Milik, da Polônia, disputam lance durante amistoso - JANEK SKARZYNSKI / AFP
Gary Medel, do Chile, e Arkadiusz Milik, da Polônia, disputam lance durante amistoso Imagem: JANEK SKARZYNSKI / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2022 15h54

Classificação e Jogos

A Polônia venceu o Chile por 1 a 0 na tarde de hoje (16), na Pepsi Arena, em Varsóvia, capital polonesa, em partida válida como um amistoso internacional. Os donos da casa marcaram com Piatek no final do jogo e não contaram com seu principal jogador, Robert Lewandowski.

Esse foi o último compromisso dos comandados de Czeslaw Michniewicz antes de seguir para a Copa do Mundo do Qatar e marcou a despedida dos donos da casa de seus torcedores.

A Polônia estreia na Copa na próxima terça-feira (22) contra o México, às 13h (de Brasília). Os poloneses estão no Grupo C, que também conta com Argentina e Arábia Saudita.

Por outro lado, o Chile não conseguiu se classificar, ficando na 7ª colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, e vai ter que assistir ao Mundial da Fifa pela televisão.

Equilíbrio

Os primeiros minutos de partida foram com as duas equipes estudando o jogo do adversário. A Polônia não conseguiu levar perigo ao gol de Claudio Bravo em seus poucos contra-ataques e chutes de fora da área.

Já o Chile apostou em ficar mais com a posse de bola e uma marcação em que pressionava a defesa polonesa. Os sul-americanos arriscaram mais e poderiam ter saído do primeiro tempo com a vantagem no placar.

Lewa no banco

O grande nome da seleção polonesa, Robert Lewandowski, começou a partida no banco de reservas. Não é possível para cravar a intensão de Michniewicz, mas poupar o jogador e evitar que ele sofresse uma entrada mais dura há poucos dias da Copa devem estar entre os motivos.

Com isso, ficou nítida ausência do camisa 9 em campo, já que a Polônia pouco atacou e, quando o fez, não tinha seu 'cara de referência' na área para concluir as jogadas.

Roberto Lewandowski no banco da Polônia em último jogo antes da Copa do Mundo - REUTERS/Aleksandra Szmigiel - REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Roberto Lewandowski no banco da Polônia em último jogo antes da Copa do Mundo
Imagem: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Pressão chilena

Os minutos iniciais da segunda etapa foram com a seleção chilena pressionando a defesa polonesa. Sem ter a Copa do Mundo como grande compromisso deste final de ano, os chilenos levaram a sério o amistoso, procurando a vitória a todo instante.

Vidal

Vale destacar a atuação de Vidal na partida de hoje. O jogador, que acabou de ter uma temporada vitoriosa e cheia de jogos pelo Flamengo, entrou no amistoso com fome de bola.

Ver o Vidal disputando todas as bolas possíveis não é novidade, mas em um amistoso, que não vale nada, no final de uma temporada movimentada tanto pelo rubro-negro carioca como pelo Chile, com Eliminatórias, chamou atenção.

Arturo Vidal, do Chile, e Grzegorz Krychowiak, da Polônia, disputam a bola durante amistoso - JANEK SKARZYNSKI / AFP - JANEK SKARZYNSKI / AFP
Arturo Vidal, do Chile, e Grzegorz Krychowiak, da Polônia, disputam a bola durante amistoso
Imagem: JANEK SKARZYNSKI / AFP

Gol chorado

Depois de não levar perigo ao gol chileno durante quase toda a partida, os poloneses conseguiram abrir o placar e fazer sua torcida comemorar na Pepsi Arena.

Após uma lambança da defesa do Chile, a Polônia conseguiu um escanteio. Depois da cobrança, um jogador polonês cabeceou para o gol, Claudio Bravo defendeu, mas deu rebote e Piatek não desperdiçou a oportunidade.

FICHA TÉCNICA:

POLÔNIA 1x0 CHILE

Motivo: Amistoso Internacional
Local: Pepsi Arena, em Varsóvia (Polônia)
Data e horário: 16 de novembro de 2022, às 14h (de Brasília)
Gols: Piatek (40' 2ºT - POL)
Cartões amarelos: Soto (CHI), Marcelino Nuñez (CHI), Bednarek (POL), Piatek (POL) e Medel (CHI)

POLÔNIA: Skorupski, Kiwior, Glik (Bereszyński), Bednarek (Wieteska), Gumny, S. Szymański, Krychowiak (Szymanski), Żurkowski, Frankowski, Milik (Piatek) e Świderski (Kaminski). Técnico: Czeslaw Michniewicz

CHILE: Bravo; Guillermo Soto (Delgado), Guillermo Maripán, Francisco Sierralta (Rubio), Gabriel Suazo; Gary Medel, Victor Felipe Mendez (Fuentes); Marcelino Nuñez, Arturo Vidal; Alexis Sanchez e Diego Valência (Osorio). Técnico: Eduardo Berizzo