Topo

Por que Casagrande e Neymar brigaram? De onde vem a treta?

Casagrande x Neymar - Montagem
Casagrande x Neymar Imagem: Montagem

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

15/11/2022 04h00

Não é de hoje que Casagrande e Neymar se estranham e o clima entre os dois ganhou mais um episódio na última semana. Depois que o camisa 10 da seleção brasileira curtiu uma publicação ironizando a dependência química do comentarista, o ex-atleta escreveu um texto em sua coluna no UOL Esporte rebatendo o craque.

No texto, Casagrande fala sobre o seu histórico com a dependência química e detalha sua recuperação. Ao fim, ele manda um recado ao jogador do PSG.

"As críticas que faço ao Neymar sempre foram em cima de fatos, nunca usando qualquer tipo de problema pessoal que ele tenha. Portanto, Neymar, se a sua intenção foi me causar algum mal emocional, mostrando todo o seu lado preconceituoso, isso não aconteceu", escreveu.

Como começou a briga?

Walter Casagrande já havia chamado o Neymar de "mimado" em 2018 durante um programa do SporTV. "Me incomoda a maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa ficarem passando a mão (na cabeça) do Neymar. Ele já demonstrou diversas vezes comportamentos fora do coletivo, mimado, colocando até em risco a equipe", disse o comentarista.

O pai reage

Em 2018, pai de Neymar, Neymar da Silva Santos, publicou um texto no Instagram atacando um "ex-jogador abutre" que falou mal do comportamento de seu filho.

"No universo do futebol conhecemos muitas pessoas com 'comportamento de abutre'. Por vezes se aproveitam de um microfone forte, de uma carreira de "jogador" (não dá para chamarmos de 'atleta' alguém com comportamentos no mínimo questionáveis fora dos gramados) sem muito brilho, sempre a sombra de outros mais talentosos, para destilar suas frustrações", escreveu Neymar-pai.

A declaração foi vista na época como um ataque direto a Casagrande, que é assumidamente dependente químico e comemorou ter conseguido passar o período da Copa do Mundo sóbrio.

No ano seguinte, o pai do craque do PSG confrontou Casagrande durante um encontro entre eles na gravação do programa "Grande Círculo", da SporTV.

"Quando as coisas são faladas repentinamente, várias vezes, ainda mais por alguém do seu tamanho e de uma emissora como a Globo, isso pode começar a virar uma verdade. Era um momento de você chegar e falar, pô, freia, segura", disse o pai de Neymar a Casagrande, que estava como um dos entrevistadores da atração.

Treta atrás de treta

Já no final de 2021, Casagrande disse, em sua antiga coluna no GE, "não confiar" em Neymar na Copa do Mundo e sugeriu um modelo de jogo sem o camisa 10. "Acho que o Tite deveria insistir na preparação para a Copa com uma formação sem o Neymar, principalmente nos dois últimos jogos das eliminatórias. Não tenho confiança no desempenho dele na Copa do Mundo. Talvez o Tite precisará desse modelo para chegarmos à final", comentou o ex-jogador.

No começo de 2022, Casagrande escreveu, em sua coluna, um texto com o título "Brasil não está entre favoritos na Copa; é fora da realidade achar que a seleção vive ótimo momento". Neymar retrucou, de forma irônica, a opinião do ex-jogador: "Seleção brasileira bem preocupada com essa opinião", disse o atleta.

Em outra oportunidade, Casagrande falou sobre os problemas de relacionamento no PSG envolvendo Mbappé e Neymar e, novamente, teceu críticas ao camisa 10. Segundo o ex-jogador, na briga entre os dois astros do time parisiense, Neymar foi 'melindrado, mimado e infantil'. 'A falta de profissionalismo do melindrado Neymar deve ser insuportável para um campeão do mundo e melhor jovem da Copa da Rússia em 2018', afirmou Casagrande.

Posicionamento político

Casagrande também criticou o atacante Neymar, da seleção brasileira e do PSG, depois que o jogador declarou voto em Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial deste ano.

Engajado politicamente, o comentarista chegou a ironizar o atacante depois do vídeo publicado nas redes sociais, em que o camisa 10 do PSG aparece fazendo coreografia para uma música de campanha do atual presidente.

"Neymar, esse vídeo de apoio a Bolsonaro, com essa dancinha, parece o seu comportamento na Copa de 2018, em que você só se jogava no chão e foi patético. Agora você está no chão novamente, só que com um assunto ainda mais sério", começou ele.

Neymar não deixou barato e ironizou as críticas: "Falam em democracia e um montão de coisa, mas quando alguém tem uma opinião diferente é atacado pelas próprias pessoas que falam em democracia. Vai entender", disparou ele.

Briga mais recente

Na confusão mais recente entre os dois, Casagrande questionou a postura que Neymar terá na Copa, e disse, mais uma vez, ver o astro do PSG como "infantil":

"Primeiro, ele tem que decidir se vai ser jogador da seleção brasileira ou ser celebridade. Se ele decidir ser jogador de futebol, já é um grande passo. Se ele decidir ficar pintando o cabelo, se jogar no chão para chamar atenção, pular toda hora que alguém encostar nele, igual fez em 2018, não vai dar em nada. Eu acho o seguinte: Neymar é infantil, tem a 'síndrome do Peter Pan', não assume responsabilidade alguma, não emite opinião alguma. Quando é por iniciativa própria, são opiniões fúteis", opinou o comentarista.

Após isso, Neymar curtiu um tweet do perfil satírico "Joaquin Teixeira". O texto utilizava termos ligados à dependência química para retrucar as declarações de Casão: "Para variar, o 'crack' Casagrande metendo o nariz onde não deve. Ele quer que a Seleção Brasileira vire pó. Isso não está cheirando nada bem. Que triste fim de 'carrera'", dizia a postagem.

Em um novo texto, Casagrande declarou não estar "surpreso com a grosseria" do atacante: "Não me surpreende de forma alguma quando uma pessoa como Neymar curte um post com essas perversidades, preconceitos e grosserias. Ele já demonstrou diversas vezes ser uma pessoa que não tem a mínima preocupação com o próximo", expressou o jogador.