Topo

Corinthians

Robert Renan vence concorrência interna e se destaca na zaga do Corinthians

Robert Renan ganha espaço no elenco do Corinthians - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Robert Renan ganha espaço no elenco do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/10/2022 04h00

Até agosto, Robert Renan ainda disputava alguns jogos com o time sub-20 do Corinthians. Ele era tido apenas como a sexta opção para a zaga e, por isso, descia para ajudar a base. Mas, recentemente, superou seus companheiros de posição e vem buscando seu espaço entre os titulares do Alvinegro nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

Mesmo sem ainda figurar entre as peças do elenco no site do próprio clube, o defensor foi titular em dois dos três últimos jogos da equipe. Tanto na vitória por 1 a 0 contra o Santos, na Vila, quanto no empate sem gols diante do Goiás, na Serrinha, o atleta atuou os 90 minutos e ajudou o Alvinegro a sair de campo sem ser vazado em ambas as ocasiões. Ele ficou no banco apenas na derrota por 2 a 0 para o Fluminense.

Com atuações sólidas que aliam um bom posicionamento a uma antecipação precisa, o jogador foi um destaques do confronto do embate do último sábado (29), diante do Esmeraldino. Ele foi peça chave para parar Pedro Raul, que é o vice-artilheiro do torneio com 18 gols.

Segundo os dados do Sofascore, ele venceu todos os sete duelos que disputou no embate contra o Goiás e ainda acertou 52 dos 58 passes que realizou. Foram oito cortes, quatro desarmes, três interceptações e um chute bloqueado.

Subida no elenco

Para conquistar um espaço, o jovem atleta de apenas 19 anos precisou superar muitos companheiros dentro do próprio time para virar a dupla de Gil na defesa. Em teoria, Balbuena seria o titular da posição. No entanto, o paraguaio vem sofrendo com excesso de jogos e, por isso, está sendo preservado pelo departamento médico.

Bruno Méndez, que voltou de empréstimo junto ao Internacional em junho, vem sendo mais utilizado na lateral direita do que no miolo defensivo. Diante do Goiás, ele também foi titular, exercendo justamente esta função.

Robson Bambu chegou ao Timão em janeiro para ser, ao menos, um reserva imediato, porém nunca conseguiu se firmar. Sem boas atuações, o jogador vem recebendo poucos minutos e não deve permanecer na equipe para a próxima temporada.

Por fim, Robert Renan ainda venceu a disputa com outro jogador formado no Parque São Jorge. Raul Gustavo foi muito utilizado até o meio do ano, mas não entrou em campo nos últimos seis jogos realizados pelo Alvinegro.

A disputa interna realça a força que o clube tem nesse quesito, sendo a terceira melhor defesa de todo campeonato com 32 gols sofridos, ao lado de Flamengo, e ficando atrás somente de Palmeiras (22) e Internacional (30)

Corinthians