Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Vasco deve subir, mas fez de tudo para ficar na Série B

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 12h42

O Vasco perdeu de virada por 3 a 2 para o Sampaio Corrêa em pleno São Januário e desperdiçou a chance de garantir a volta à elite do Brasileirão na penúltima rodada da Série B, podendo subir ainda assim caso ocorra um empate entre Londrina e Ituano ou não perdendo para o próprio Ituano na última rodada. Mas para Mauro Cezar o clube cruzmaltino não está fazendo por merecer o acesso e deve se garantir graças ao baixo nível dos concorrentes.

No Posse de Bola #275, ao lado de Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira afirma que o Vasco faz tudo errado na luta para retornar à primeira divisão e chama a atenção para a necessidade de organização caso consiga o acesso para que não corra risco de cair novamente na próxima temporada.

"O desejo do Vasco de ficar na Série B, a adaptação à Série B é um negócio impressionante, parece que não quer sair, mas os outros são tão ruins que são capazes de hoje empurrar o Vasco, 'vai, Vasco, vai para a Série A, sai daqui, esse campeonato não é seu, vai embora'. Mas o Vasco parece que quer ficar. Eu estou fazendo uma ironia, mas é ridículo, achar que o Jorginho vai resolver, vai resolver o que? Vai subir porque os outros querem que o Vasco suba, mas na realidade o Vasco faz tudo para ficar", afirma.

"Não será fácil a construção desse time e o torcedor vascaíno não pode se iludir. Tem que ver qual é o tamanho do apetite dos caras, quantas contratações, quem vai ser o técnico, se vai ter um diretor esportivo, um cara bom. O Vasco vai começar a temporada do ano que vem começando tudo do zero. Tem o Andrey se não for vendido, alguns garotos que vai poder utilizar, mas é muito pouco e o trabalho de comissão técnica não tem nenhum. O Cruzeiro tem um alicerce, um caminho percorrido, o Vasco não tem nada, só tem a esperança interminável da sua sofrida torcida".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos comentaristas do UOL:

Juca Kfouri: A obrigação na final da Libertadores é toda do Flamengo

O duelo entre Flamengo e Athletico-PR coloca frente a frente um time que iniciou a Libertadores apontado como um dos favoritos e outro que cresceu durante a competição sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que já está no fim da carreira como treinador e tem a chance de chegar ao terceiro título continental, a mesma marca mirada pelo clube carioca. Para Juca Kfouri, o favoritismo é todo do Flamengo, mas Felipão deve estar mais tranquilo que Dorival Júnior.

"Em condições normais de temperatura e pressão, não tem prorrogação, não tem coisa alguma, o Flamengo encaçapa o Athletico-PR neste sábado. Agora, estamos falando de futebol e de um cara que tem toda a experiência que o Felipão tem, já foi campeão pelo Grêmio e pelo Palmeiras na Libertadores, será o primeiro a ser campeão em três times se vier a ser o campeão. Eu te garanto que ele está muito mais tranquilo que o Dorival Júnior, que ele está dormindo muito melhor que o Dorival Júnior, o Dorival Júnior está diante da grande conquista da vida dele, o Felipão de mais uma, para encerrar a carreira. Pode dar essa volta por cima depois de tudo o que aconteceu a partir da Copa de 2014 e ainda terminar a carreira tricampeão da Libertadores".

Mauro Cezar: Se o Flamengo perder, diminui a chance de o Dorival ficar

O técnico Dorival Júnior ainda não tem o seu futuro definido em relação ao Flamengo, podendo ser cotado para a seleção brasileira em caso de título da Libertadores, depois de também ter vencido a Copa do Brasil, mas também sob risco de não permanecer no clube da Gávea em caso de derrota para o Athletico-PR. Mauro Cezar afirma que uma derrota dificultaria muito as chances de ele ficar para 2023, até pelo fato de o Flamengo já vir de um vice na competição em 2021.

"Se ele não vencer esse jogo, diminui as chances de ir para a seleção e de ficar no Flamengo, esse jogo é muito mais importante do que a final contra o Corinthians, em que pese ali um duelo entre os dois times de mais torcida no país. Existe um óbvio favoritismo do Flamengo e o Dorival se perder não sei o que vai ser dele, não dá para ter certeza que ele vai ficar em lugar nenhum, nem no Flamengo e se o Flamengo perde é uma segunda final com derrota, isso pesa muito".

Arnaldo Ribeiro: Impressão que o Felipão perdeu o time ideal parece falsa

Diferentemente do Flamengo, que conquistou a Copa do Brasil e teve boa sequência de jogos mesmo com o time reserva depois de se garantir na final da Libertadores, o Athletico-PR passou por um período de instabilidade desde que eliminou o Palmeiras na semifinal. Para Arnaldo Ribeiro, o histórico de Felipão não permite a impressão de que o time tenha se perdido, se tratando na verdade de uma busca pelo time ideal para sair vencedor em Guayaquil.

"A impressão de que o Felipão perdeu o time, perdeu a escalação ideal, eu acho que é uma impressão falsa. O que ocorre é que desde a semifinal contra o Palmeiras ele tem pensado na melhor maneira de enfrentar o Flamengo. A impressão que eu tenho é que a estratégia do Felipão com todas as diferenças que cada time tem será semelhante à do Vítor Pereira no confronto com o Flamengo na segunda partida, que é estender a partida para que sejam necessárias trocas e aí o Athletico-PR tem alguma possibilidade maior nesse jogo único".

Juca: Não seria uma catástrofe VP e Ceni deixarem Corinthians e São Paulo

O Corinthians foi derrotado em casa pelo Fluminense, enquanto o São Paulo sofreu, mas venceu o Atlético-GO no Morumbi na busca por uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro. Mas para Juca Kfouri, os trabalhos de Rogério Ceni e Vítor Pereira na temporada decepcionam, considerando que o melhor é a permanência deles para 2023, mas uma eventual saída não seria tão ruim em nenhum dos dois casos.

"Tecnicamente eu acho que os dois estão indo muito mal. Nem acharei uma catástrofe, embora seja melhor para o Corinthians que o Vítor Pereira ficasse, mas nem será uma catástrofe para o Corinthians ele ir embora, como não será uma catástrofe para o São Paulo o Rogério ir embora. Eu tenho a nítida sensação de que a relação perdeu o glamour, perdeu a vivacidade. Eu não acho que o São Paulo terá um prejuízo grande se o Rogério pegar as coisas dele e for para casa".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: