Topo

Brasileirão - 2022

Fluminense domina, vence o Corinthians com dois de Cano e toma o 4º lugar

Arthur Sandes e Luiza Sá

Do UOL, em São Paulo

26/10/2022 23h45

O Fluminense dominou o Corinthians na noite de hoje (26), venceu por 2 a 0 na Neo Química Arena e subiu para a quarta posição do Brasileirão. Germán Cano, o artilheiro do campeonato, fez dois e decidiu o jogo da 34ª rodada.

O Fluminense chega aos 58 pontos e retoma a quarta colocação, mas o Corinthians (57 pontos) pode dar o troco no sábado (29), quando visita o Goiás em partida atrasada da 32ª rodada. O Tricolor volta a campo na segunda-feira (31), contra o Ceará.

O resultado tira qualquer chance de o Corinthians ser campeão brasileiro. O campeonato, aliás, só não foi decidido nesta noite apenas porque o Inter venceu o Ceará de virada, por 2 a 1, e adiou o sonho do Palmeiras de levantar a taça.

O melhor do jogo: Artilheiro é artilheiro

Artilheiro do Brasil, Germán Cano está sempre no lugar certo e na hora certa. Foi assim nos dois lances em que marcou. Decisivo para o Fluminense no jogo e na temporada. Menção honrosa a Jhon Arias, que também foi importante e buscou a bola em todos os pontos do campo, parecendo estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Atuação do Corinthians: Mal e desfalcado

Foi uma das piores atuações do Corinthians sob o comando de Vítor Pereira. Não foi apenas desatento na marcação de Cano, o artilheiro do campeonato, mas também desorganizado e sem nenhuma alternativa. O ataque ficou órfão dos lesionados Mosquito e Renato Augusto, tentou pouco, errou muito e não achou caminho nenhum. Quando tentou marcar no ataque, deixou o Fluminense escapar com invertidas de bola e precisou correr para trás o tempo todo.

Não funcionaram: Ramiro e Vital nas pontas

Já seria difícil com Gustavo Mosquito em campo, e a lesão do atacante deixou o Corinthians sem chance nenhuma de atacar pelos lados. Ramiro entrou em seu lugar mas, fora de posição, não conseguiu arrumar nada ofensivamente. Do outro lado, Mateus Vital também mal pegou na bola. O time como um todo ficou muito abaixo do que vinha apresentando em jogos anteriores.

Atuação do Flu: Dominante o jogo inteiro

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, em jogo contra o Corinthians pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Fluminense fez um bom primeiro tempo. Com mais posse de bola e controlando bem a partida, a estratégia de Fernando Diniz deu certo - e as lesões no Corinthians ainda contribuíram. Mesmo sem construir tantas chances claras de gol, o Tricolor foi eficiente quando chegou, contando com o artilheiro Germán Cano. Na segunda etapa, o Tricolor seguiu controlando diante de um adversário em noite ruim. Cano novamente aproveitou ótima oportunidade, consolidando a boa partida do time carioca, que mereceu vencer do início ao fim. Destaque para Calegari, que funcionou bem na esquerda, além de Arias e Manoel, fundamentais em seus setores.

Cano põe Flu na frente

Germán Cano, do Fluminense, comemora gol contra o Corinthians pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O jogo estava bem equilibrado quando John Arias avançou sozinho pela direita, escondeu a bola e descolou um escanteio. A cobrança à meia altura foi desviada e sobrou para Germán Cano, que se antecipou a Róger Guedes e só precisou empurrar para o gol.

Corinthians tenta marcar no ataque

O gol sofrido fez o Corinthians se dedicar um pouco mais na marcação. Começou a defender lá na frente, no campo do Fluminense, conseguiu roubar algumas bolas e levou perigo principalmente com um chute de Renato Augusto que desviou em Nino. Os visitantes desapareceram do ataque por quinze minutos até Calegari tentar um chute longo após escanteio.

Mosquito e Renato Augusto saem lesionados

Renato Augusto é substituído de jogo entre Corinthians e Fluminense após sentir dor na coxa direita - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O primeiro lance do jogo terminou em contusão de Gustavo Mosquito, que caiu torto após disputa de bola no ataque e mostrou muita dor no joelho direito. Ele acabou substituído por Ramiro e fez falta, pois o Corinthians não conseguiu criar pelos lados. Meia hora depois foi a vez de Renato Augusto colocar a mão atrás da coxa direita e ser trocado por Giuliano. O saldo final das duas contusões foi um time até bastante combativo, mas pouco criativo até o intervalo —só chegou uma vez, em lance de bola parada.

Mais briga do que futebol

O segundo tempo começou marcado por disputas ríspidas, muito mais do que por chances de gol. O lance que esquentou o jogo foi uma falta de Cano em Cássio, dentro da área, seguida por uma mão do goleiro no rosto do atacante. Futebol houve pouco, incluindo um gol anulado do Fluminense por impedimento. No geral, o Corinthians voltou do intervalo pior do que estava antes.

Cano faz mais um e resolve o jogo

O Fluminense já era o senhor da partida quando Calegari acertou um cruzamento preciso na segunda trave, onde Cano esperava para mandar de primeira e fazer o segundo dos visitantes. Foi o golpe de misericórdia no Corinthians, que não conseguiu sair do domínio adversário em nenhum período da partida. Daí até o final, os dois times basicamente só esperaram o tempo passar —e ainda assim quase que Yago Felipe fez o terceiro.

Felipe Melo é suspenso no banco de reservas

Depois de discutir com uma torcedora corintiana no avião, ontem (25), Felipe Melo só foi sair do banco de reservas aos 38 minutos do segundo tempo contra o Corinthians. O momento de maior destaque - só que negativo - foi quando levou o cartão amarelo ainda fora do campo. Após lance de Cano e Cássio, o volante reclamou muito com o árbitro e o goleiro reserva do time paulista, sendo punido, um fato comemorado na Neo Química Arena. Ele, porém, estava pendurado e não estará disponível para Fernando Diniz contra o Ceará, na segunda-feira (31).

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 x 2 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro, 34ª rodada
Data e horário: 26 de outubro de 2022, às 21h45 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões Amarelos: Ramiro, Fagner (Corinthians); Samuel Xavier, Felipe Melo, Cano (Fluminense)

Gols: Cano, aos 11' do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Giovane), Gil, Balbuena (Bruno Méndez) e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto (Giuliano); Mateus Vital, Gustavo Mosquito (Ramiro, depois Roni) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari (Cristiano); André, Martinelli (Felipe Melo), Yago Felipe e Ganso; Arias e Cano (Nathan). Técnico: Fernando Diniz.