Topo

Grêmio

'Acesso difícil': jogadores do Grêmio celebram retorno à Série A

Jogdores do Grêmio agradecem torcida após vitória sobre o Náutico pela Série B do Brasileirão - Rafael Vieira/AGIF
Jogdores do Grêmio agradecem torcida após vitória sobre o Náutico pela Série B do Brasileirão Imagem: Rafael Vieira/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2022 18h44

O Grêmio está de volta à elite do futebol nacional. O Tricolor gaúcho venceu o Náutico por 3 a 0 na tarde de hoje (23), fora de casa, e confirmou seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Após a partida, jogadores da equipe valorizaram o "objetivo cumprido" e destacaram o nível de dificuldade para conquistarem o acesso.

"Foi um acesso difícil, agora é comemorar e depois, com o tempo, pensar no ano que vem", afirmou Lucas Leiva, à transmissão da Rede Globo. O volante de 35 anos retornou no meio do ano ao clube que o revelou e foi peça importante na campanha na Série B.

"Tenho vivido meu retorno de forma incrível. Foi um desafio que aceitei, tinha convicção que poderia ajudar de alguma forma. Estou emocionado porque minha família esteve sempre do meu lado. Foi uma decisão dificil sair da Europa depois de 15 anos. Feliz de poder ajudar o time mais uma vez, agradecer também à torcida", acrescentou.

Para ele, a torcida gremista "estava muito ferida" pelo descenso e tinha motivo para isso. "Ninguém queria que isso acontecesse com o Grêmio. Foi um grupo que encontrei triste pela situação, mas com muita vontade de dar a volta por cima. Sabemos das nossas limitações, mas nunca deixamos de lutar e a comissão técnica também. Foi um ano duro, mas no final o objetivo foi alcançado", completou Leiva.

O meio-campista também estava na equipe na famosa 'Batalha dos Aflitos' de 17 anos atrás. Em 2005, o Grêmio teve uma vitória histórica diante do Náutico, tendo apenas sete jogadores em campo, e conquistou o acesso à primeira divisão.

Capitão valoriza conquista

O zagueiro Geromel recordou tal feito ao comentar a conquista deste ano. "É um estádio emblemático. Nem sempre as coisas acontecem como queremos, mas não podemos desistir. Hoje é uma prova disso, com o Grêmio de volta à serie A", declarou.

"Garantimos matematicamente a classificação, nosso objetivo era subir de divisão. Agora é descansar e comemorar e pensar no ano que vem", complementou o capitão gremista.

Craque da partida

Estrela do jogo do acesso com dois gols e uma assistência, Bitello também falou sobre a campanha da equipe. "Cumprimos com o objetivo que era subir para A Série A, levar o Grêmio para onde ele tem que ficar. A torcida vem apoiando tanto dentro quanto fora de casa. Agora é comemorar lá com a galera. Fizemos um bom jogo e cumprimos com o nosso objetivo", disse o jovem jogador.

Renato 'pés no chão'

O retorno do Grêmio à primeira divisão acontece menos de um ano após ter sido rebaixado pela terceira vez. Para o técnico Renato Portaluppi, a equipe não fez "nada mais do que a obrigação".

"Torcedor estava com o grito entalado na garganta. Um clube dessa grandeza tem que voltar a disputar títulos. E, para isso, tem que ter um grupo forte. Comemoração discreta, não fizemos nada que a obrigação. Foi sofrido, mas voltamos à Série A e é isso que importa", concluiu o comandante.

Grêmio