Topo

Sampaio Corrêa denuncia racismo de dirigente da Chape contra torcedores

Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Chapecoense pela 35ª rodada da Série B - Ronald Felipe
Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Chapecoense pela 35ª rodada da Série B Imagem: Ronald Felipe

Do UOL, em São Paulo

12/10/2022 14h00Atualizada em 12/10/2022 16h14

Por meio de um comunicado nas redes sociais, o Sampaio Corrêa denunciou um possível ato de racismo de uma pessoa identificada como dirigente da Chapecoense depois da partida entre os times, ontem (12), no Maranhão. O clube catarinense nega o episódio. O time da casa venceu por 2 a 1 e alcançou a quinta posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro.

"Torcedores do Sampaio Corrêa informaram ter sido vítimas de atos de racismo por parte de um dirigente do clube catarinense, que apontou para o braço em referência à cor da pele. O caso foi registrado pelas vítimas no Plantão Central das Cajazeiras, ainda na noite dessa terça", informa a nota do clube maranhense.

O episódio não foi registrado na súmula da partida pelo árbitro Anderson Daronco e nem o suposto dirigente identificado.

A Chapecoense nega a alegação do Sampaio Corrêa. "Conforme afirmou o dirigente (...) xingamentos foram dirigidos a ele, motivados pelas circunstâncias do jogo. No entanto - diferente do afirmado na publicação - nenhuma palavra, atitude ou comportamento racista foi proferida em resposta", afirma o clube catarinense, que ainda completa sua nota oficial:

"A Chapecoense, portanto, lamenta o mal entendido e lamenta, ainda, que a acusação tenha sido feita sem que antes os fatos tivessem sido apurados entre todos os envolvidos."

O Plantão Central das Cajazeiras confirma a abertura de Boletim de Ocorrência para apurar a denúncia, mas sem detalhes. O Observatório da Discriminação Racial no Futebol, órgão que monitora e divulga casos de racismo no futebol brasileiro, também diz que ainda busca mais detalhes.

Em comentários nas redes sociais, torcedores do Sampaio Corrêa reforçaram o protesto. "Estávamos bem atrás dos torcedores, ele passou a mão no braço mostrando a cor dele. Na mesma hora começamos a gritar. Ridículo isso" e "Avisamos a Polícia que estava perto e ela nada fez" são alguns dos comentários da publicação no Instagram.

Veja a íntegra da nota do Sampaio Corrêa:

Leia a íntegra da nota da Chapecoense:

"A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de se manifestar em resposta à declaração do Sampaio Corrêa - dando conta de um suposto ato de conotação racista praticado por parte de um dirigente alviverde - e prestar os devidos esclarecimentos.

Conforme afirmou o dirigente, após a partida entre Sampaio Corrêa e Chapecoense, válida pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, xingamentos foram dirigidos a ele, motivados pelas circunstâncias do jogo. No entanto - diferente do afirmado na publicação - nenhuma palavra, atitude ou comportamento racista foi proferida em resposta.

A Chapecoense, portanto, lamenta o mal entendido e lamenta, ainda, que a acusação tenha sido feita sem que antes os fatos tivessem sido apurados entre todos os envolvidos.

Por fim, o clube reforça o seu compromisso em atuar efetivamente para combater o racismo - bem como quaisquer tipos de preconceito e violência - de modo a contribuir para que, cada vez mais, o futebol seja um espaço para todos."