Topo

Liga das Nações - 2022/2023

França perde da Dinamarca, mas se salva do rebaixamento na Liga das Nações

Andreas Skov Olsen, da Dinamarca, comemora gol contra a França pela Liga das Nações - REUTERS/Fabian Bimmer
Andreas Skov Olsen, da Dinamarca, comemora gol contra a França pela Liga das Nações Imagem: REUTERS/Fabian Bimmer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2022 17h39

Classificação e Jogos

Com uma equipe muito bem treinada, a Dinamarca bateu a França em casa por 2 a 0 hoje (25), pela sexta rodada do Grupo A1 da Liga das Nações. Controlando a maior parte do jogo, o time marcou duas vezes no primeiro tempo com Dolberg e Stok Olsen.

O revés só não rebaixou os franceses para a Liga B porque a Croácia venceu a Áustria fora de casa por 3 a 1. Com isso, os Les Bleus mantiveram a terceira colocação com cinco pontos, contra quatro dos austríacos.

Por outro lado, o triunfo croata eliminou a Dinamarca. A seleção chegou 12 pontos, mas se manteve na vice-liderança, já que o país ex-Iugoslávia foi aos 13 e avançou para a fase final do torneio.

Reencontro em breve

França e Dinamarca estão no Grupo D da Copa do Mundo e voltam a se enfrentar no dia 26 de novembro, às 13h. O embate, que poder a vingança francesa, acontecerá pela segunda rodada da chave, no estádio 974. Austrália e Tunísia completam o grupo.

França começa bem, mas Dinamarca toma controle

Os primeiros 20 minutos de jogo tiveram uma Dinamarca com os jogadores atrás da linha da bola, enquanto a França criava oportunidades para abrir o placar. Schmeichel fez duas boas defesas, no chute de Mbappé, aos 7', e Griezmann, aos 13'. Camavinga, aos 17', teve outra chance, porém a bola desviou na zaga e foi para fora.

Contudo, o belo lançamento de Eriksen que deixou Olsen cara a cara com Areola, que fez boa defesa, parece ter mudado o cenário do confronto. A marcação dinamarquesa passou a encaixar e o time passou a controlar completamente o confronto.

Em mais um belo passe de Eriksen, Damsgaard apareceu na esquerda para cruzar na medida para Dolberg abrir o marcador aos 31'. Sete minutos depois, Eriksen bateu o escanteio, Maehle tocou para o meio e Delaney ainda ajeitou para Olsen pegar de primeira e anotar o segundo.

Visitantes lutam na segunda etapa

A França voltou para a segunda etapa com duas mudanças. Com as entradas de Clauss e Fofana nas vagas de Saliba e Camavinga, o time foi mais agressivo e foi ao ataque para tentar evitar a derrota, que poderia rebaixá-la no campeonato.

Schmeichel, que já havia aparecido bem na etapa inicial, voltou a se destacar com três defesas em três minutos no segundo tempo entre os 21 e os 24'. Primeiro, salvou em lance cara a cara com Mbappé. Em seguida, agarrou firme o chute de Clauss de fora da área e, para completar, brilhou mais uma vez em um confronto com Mbappé dentro da área.

A pressão francesa não demorou muito tempo e os mandantes voltaram a chegar com perigo aos 37', em novo escanteio de Eriksen. Braithwaite cabeceou e a bola tirou tinta da trave.

Atuação abaixo dos franceses

Tida como uma das favoritas na Copa do Mundo, a França foi dominada pela Dinamarca hoje. O trio de ataque formado por Griezmann, Mbappé e Giroud pouco fez e foi controlado pela marcação adversária. Areola, que é o terceiro goleiro da seleção, recebeu uma oportunidade e passou segurança. O desempenho e a fraca campanha no torneio, com apenas um triunfo em seis jogos, indica uma certa fragilidade.

Eriksen se destaca

O meia do Manchester United teve uma grande atuação. Com passes precisos, desarmou a defesa francesa. Na bola parada, fez um estrago na defesa e permitiu que a Dinamarca levasse muito perigo para Areola.

FICHA TÉCNICA

DINAMARCA 2 x 0 FRANÇA
Competição:
Liga A das Nações - 6ª rodada do Grupo 1
Data: 25 de setembro de 2022, domingo
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Parken, em Copenhague (DIN)
Árbitro: István Kovács (ROM)
Assistentes: Vasile Florin Marinescu (ROM) e Mihai Ovidiu Artene (ROM)
VAR: Christian Dingert (ALE)
Gols: Dolberg, aos 31'/1ºT (DIN); Stok Olsen, aos 38'/1ºT (DIN)
Cartões amarelos: Delaney, Höjlund (DIN); (FRA)

DINAMARCA: Schmeichel; Maehle, Andersen, Christensen, Kristensen (Alexander Bah); Delaney (Kjaer), Hojbjerg, Eriksen e Damsgaard (Lindström); Skov Olsen (Braithwaite) e Dolberg (Höjlund). Técnico: Kasper Hjulmand.

FRANÇA: Areola; Upamecano, Saliba (Clauss) e Badiashile; Pavard, Tchouaméni, Camavinga (Fofana) e Mendy (Truffert); Griezmann, Mbappé e Giroud (Nkunku). Técnico: Didier Deschamps.