Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Itália vence por 1 a 0 e rebaixa a Inglaterra na Liga das Nações

Jorginho e Raspadori comemoram gol da Itália sobre a Inglaterra - Alberto Lingria/Reuters
Jorginho e Raspadori comemoram gol da Itália sobre a Inglaterra Imagem: Alberto Lingria/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 17h41

Classificação e Jogos

A Itália venceu a Inglaterra por 1 a 0, na tarde de hoje (23), no San Siro, em Milão, e rebaixou a seleção rival na Liga das Nações. Raspadori fez o gol do jogo válido pela quinta rodada e garantiu o triunfo.

Com o resultado, a Itália chega a oito pontos no Grupo 3 da competição europeia e ainda tem chance de classificação para a semifinal, já que enfrenta a líder Hungria (10 pontos) na última rodada. Já os ingleses, que não venceram na chave da 'morte' e somam dois pontos, irão jogar a Liga B do torneio.

Itália e Inglaterra fecham a participação na fase de grupos da Liga das Nações na próxima segunda-feira (26). Os ingleses recebem a Alemanha em Wembley, em duelo que praticamente vira amistoso após o triunfo húngaro e eliminação germânica. Já os italianos visitam a Hungria. Ambos os jogos acontecerão às 15h45 (de Brasília).

O melhor: Raspadori decide

Raspadori fez valer a camisa 10 italiana. Embora não tenha sido um grande jogo coletivo da Itália, o atacante apareceu em bonita jogada individual. Ele foi lançado por Bonucci nas costas da zaga, limpou Walker e chutou colocado, na bochecha da rede, para abrir o placar e garantir a vitória.

O pior: Saka

Atuando pelo lado de campo, Saka não teve uma participação satisfatória no jogo. O camisa 7 inglês não conseguiu dar profundidade e foi substituído na metade do segundo tempo por Grealish.

Susto de Harry Kane

Harry Kane recebe atendimento após choque com Rafael Tolói em Itália x Inglaterra - Michael Regan/Getty Images - Michael Regan/Getty Images
Harry Kane precisou de atendimento após choque com Rafael Tolói
Imagem: Michael Regan/Getty Images

Harry Kane assustou os companheiros e a comissão técnica em um choque de cabeça com Rafael Tolói. O atacante tentou cabecear uma bola dentro da área e acabou dando uma dentada no rosto do brasileiro naturalizado italiano. Ele ficou com a boca sangrando e precisou de atendimento, mas seguiu na partida.

Primeiro tempo sonolento

Quando duas seleções de peso como Itália e Inglaterra se enfrentam, espera-se grandes jogadas ofensivas, lances de efeito e emoção. Mas o primeiro tempo no San Siro não teve nada disso, foi sonolento e a bola praticamente só circulou na região central. Com poucos acontecimentos relevantes, o espanhol Jesús Gil Manzano não deu acréscimos e encerrou a etapa rigorosamente aos 45 minutos.

Itália se defende e espera

Ainda que fosse mandante no confronto desta tarde e tivesse o apoio da torcida, a Itália preferiu esperar a Inglaterra. Jogou a maior parte do jogo em linha baixa, neutralizando o setor ofensivo rival, e conseguiu levar perigo em jogadas individuais e de contra-ataque.

Inglaterra sofre com marcação italiana

Precisando da vitória, a Inglaterra se lançou à frente e teve o controle do jogo. Acontece que do meio para frente faltou inspiração, e a seleção inglesa foi pouco aguda. Com muitos passes laterais, o time inglês esbarrou na marcação italiana e teve poucas chances claras de gol.

Cronologia do jogo

Raspadori abriu o placar aos 22 minutos do segundo tempo. Ele foi lançado por Bonucci nas costas da zaga, limpou Walker e chutou colocado para abrir o placar.

FICHA TÉCNICA:

ITÁLIA 1 x 0 INGLATERRA
Competição: Liga das Nações, quinta rodada
Local: San Siro, em Milão (Itália)
Data e horário: 23 de setembro de 2022, sexta-feira, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP)
Auxiliares: Diego Barbero Sevilla e Angel Nevado Rodriguez (ESP)
Cartões amarelos: Bonucci e Di Lorenzo (Itália); Grealish (Inglaterra)
Gol: Raspadori, aos 22' 2ºT

ITÁLIA: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Acerbi, Rafael Tolói; Cristante, Jorginho (Emerson), Dimarco (Frattesi), Barella (Pobega); Scamacca (Gnonto) e Raspadori (Gabbiadini). Técnico: Roberto Mancini.

INGLATERRA: Pope; Walker (Luke Shaw), Dier, Maguire, Reece James; Rice, Bellingham, Foden, Sterling, Saka (Grealish). Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.