Topo

Palmeiras

Por que é improvável que Palmeiras deixe Brasileiro escapar? Veja 5 motivos

Palmeiras lidera o Brasileirão desde a 10ª rodada - Ettore Chiereguini/AGIF
Palmeiras lidera o Brasileirão desde a 10ª rodada Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/09/2022 12h00

Vinte e seis rodadas já se passaram e a pergunta que não quer calar continua sendo a mesma: será que o Palmeiras vai conseguir segurar a vantagem na ponta e sagrar-se campeão brasileiro da temporada 2022?

A resposta, é claro, só o tempo e os próximos 12 jogos dirão. Mas nós do UOL Esporte destacamos cinco motivos que, somados, fazem com que seja improvável que o time de Abel Ferreira deixe escapar essa taça. Veja quais:

  • Gordura de ao menos duas rodadas

Para começar a lista, vamos com o motivo mais óbvio de todos: a vantagem em relação aos demais postulantes ao título, que é bastante considerável. O time de Abel Ferreira soma 54 pontos, contra 46 do Internacional, atual vice-líder. A distância é de nove pontos para Flamengo (3º) e Fluminense (4º), dez para o Corinthians (5º) e 11 para o Athletico (6º).

Levando essa gordura em consideração, o Palmeiras pode, por exemplo, perder duas partidas consecutivas (algo que não aconteceu durante toda a competição) que ainda assim terá dois pontos de vantagem para o vice-líder. Isso, claro, supondo que este segundo colocado seja o Inter e que ele consiga 100% de aproveitamento.

  • Foco único e exclusivo no Brasileiro
Gustavo Scarpa e López celebram gol do Palmeiras sobre o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro - Cesar Greco / Palmeiras - Cesar Greco / Palmeiras
Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Se semanas atrás o Palmeiras ainda tinha Libertadores ou Copa do Brasil para dividir as atenções com o Campeonato Brasileiro, agora o time de Abel Ferreira possui apenas a liga nacional para se preocupar. Isso já acontece, aliás, desde o último dia 6, quando foi eliminado do torneio continental pelo Athletico Paranaense.

Além do simples fato de não precisar sequer pensar em outras competições, a parte física agradece. Só com o Brasileirão no caminho, Abel tem boas possibilidades de escalar força máxima em todas as partidas restantes da competição nacional, aumentando ainda mais as chances de vitória e, consequentemente, de título.

Por outro lado, três de seus principais concorrentes seguem ocupados com outros torneios. O Flamengo ainda tem a Copa do Brasil e a Libertadores pela frente, enquanto Corinthians está na decisão da Copa do Brasil. Já o Athletico também está na final da Libertadores, quando enfrentará o Fla.

  • Osso duro de roer
Felipão, do Athletico-PR, e Gustavo Gómez, do Palmeiras, se abraçam em jogo pelo Brasileirão - VICTOR MONTEIRO /W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - VICTOR MONTEIRO /W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: VICTOR MONTEIRO /W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Se mesmo jogando Libertadores e Copa do Brasil simultaneamente o Palmeiras conseguiu a proeza de ser derrotado apenas duas vezes em todo o Campeonato Brasileiro, é difícil imaginar que o time tropece muito daqui para frente, né? Os únicos times a vencerem o Verdão foram Ceará, logo na primeira rodada (3 a 2, no Allianz), e Athletico Paranaense, pela 15ª rodada (2 a 0, também no Allianz), já há mais de dois meses.

Fora isso, os números comprovam que o time comandado por Abel Ferreira é o mais regular da competição. O Verdão é dono tanto do melhor ataque (43) como da melhor defesa (apenas 19 em 26 jogos, uma média de 0,73 gol sofrido por partida), além de ser o único time entre os 20 que venceu mais da metade dos confrontos que disputou.

  • Falta esse, Abel!
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, levanta taça da Libertadores da América no Maracanã - Ricardo Moraes/Getty Images - Ricardo Moraes/Getty Images
Imagem: Ricardo Moraes/Getty Images

Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira já conquistou duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), um Campeonato Paulista (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2022). Sentiu falta de algum título aí? Pois é. O Campeonato Brasileiro, um torneio de pontos corridos, consolidaria ainda mais a passagem do técnico português pelo Brasil.

Não que Abel Ferreira ainda precise do Brasileirão para comprovar a sua capacidade como treinador... Mas não há como negar que a conquista qualificaria ainda mais o currículo do técnico português, não é mesmo?

  • Confrontos diretos
Róger Guedes disputa bola com Zé Rafael em Corinthians x Palmeiras, pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Se pegarmos as cinco principais ameaças ao título do Palmeiras (Inter, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athletico), os comandados de Abel só terão mais duas delas pela frente na reta final do segundo turno: Inter, na última rodada, no Beira-Rio, e Athletico, pela 34ª rodada, em Curitiba.

Contra o Athletico, porém, o Palmeiras provavelmente enfrentará um time reserva em campo, uma vez que o jogo entre as equipes deve acontecer dias antes da final da Copa Libertadores — o Furacão enfrenta o Flamengo em Guayaquil, no dia 29 de outubro.

Os jogos do segundo turno contra os outros concorrentes — Flamengo, Fluminense e Corinthians — já foram realizados, o que torna a missão dos rivais ainda mais complicada, uma vez que os confrontos diretos são a melhor oportunidade para tirar uma diferença de pontos para o líder.

Veja a tabela do Palmeiras até a última rodada:

27ª rodada - Santos (casa)
28ª rodada - Atlético-MG (fora)
29ª rodada - Botafogo (fora)
30ª rodada - Coritiba (casa)
31ª rodada - Atlético-GO (fora)
32ª rodada - São Paulo (casa)
33ª rodada - Avaí (casa)
34ª rodada - Athletico (fora)
35ª rodada - Fortaleza (casa)
36ª rodada - Cuiabá (fora)
37ª rodada - América-MG (casa)
38ª rodada - Internacional (fora)

Palmeiras