Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras leva 2 em 13 minutos e perde para Ceará na estreia do Brasileirão

Zé Rafael em ação pelo Palmeiras contra o Ceará pelo Brasileirão 2022 - Ettore Chiereguini/AGIF
Zé Rafael em ação pelo Palmeiras contra o Ceará pelo Brasileirão 2022 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/04/2022 23h04

O Palmeiras foi surpreendido na estreia do Campeonato Brasileiro. Tido como um dos favoritos ao principal título nacional da temporada, o Verdão recebeu o Ceará no Allianz Parque, não conseguiu neutralizar os contra-ataques do adversário nos 15 minutos iniciais e acabou derrotado por 3 a 2. Os gols do Vozão foram marcados Jorge (contra), Stiven Mendoza e Lucas Ribeiro, enquanto Zé Rafael e Gustavo Gómez diminuíram para o Alviverde.

Com um jogo inteligente e priorizando a velocidade de Mendoza pelo lado esquerdo, o Ceará fez dois gols em 13 minutos de jogo e soube suportar a pressão adversária durante o restante do confronto. O Palmeiras, embora tenha terminado a partida com 55% de posse de bola, aparentou cansaço físico, pecou na criação e não somou pontos no Allianz.

O melhor: Mendoza

Botou a linha de zaga do Palmeiras para correr no primeiro e segundo tempos e foi o destaque da partida, tendo criado a jogada do primeiro gol do Vozão e marcado o segundo. Mesmo no segundo tempo, quando Abel Ferreira tirou seu espaço, o colombiano apareceu em condições de marcar.

O pior: Marcos Rocha

O experiente lateral, de 33 anos, não conseguiu fechar o lado esquerdo do ataque do Ceará e perdeu quase todas as divididas de bola em seu setor. No campo ofensivo, foi pouco utilizado e acabou substituído no começo do segundo tempo.

Contra-ataque rápido e Vozão na frente

O início de jogo do Ceará no Allianz Parque foi arrasador. O Vozão apostou nos contra-ataques em velocidade com o colombiano Stiven Mendoza e, logo aos seis minutos, abriu o placar. O volante Rodrigo Lindoso roubou bola no meio de campo, levantou a cabeça e viu o ponta disparando pelo lado esquerdo. Mendoza recebeu a bola com a defesa do Palmeiras desarmada e tocou rasteiro para Vina, mas Jorge chegou antes e, de carrinho, mandou contra a própria meta abrindo o placar da partida.

Mendoza amplia com 13 minutos de jogo

A vantagem do Ceará na partida não fez a equipe recuar e Dorival Júnior manteve a mesma postura. De novo em um contra-ataque de velocidade, o Vozão ganhou escanteio. Vina bateu fechado, Weverton se esticou todo para fazer a defesa, mas a bola sobrou para o colombiano praticamente na pequena área tentar duas vezes e ampliar o marcador no Allianz Parque.

Jogo organizado do Verdão e golaço de Veiga

Embora irritado no banco de reservas, o português Abel Ferreira não mudou a tática do Palmeiras e pediu calma para seus jogadores dentro de campo. O Verdão centralizou as jogadas de ataque em Dudu pelo lado esquerdo e, exatamente por ali, o camisa 77 e Raphael Veiga trocaram passes e acharam Zé Rafael livre de marcação na entrada da área. O meia bateu com categoria, de chapa, sem chances de defesa para João Ricardo.

Ceará reclama de pênalti, mas VAR não chama

O que não faltou no Allianz Parque foi reclamação do Ceará. Nos minutos finais do primeiro tempo, Vina cobrou escanteio à meia altura e, ainda antes da pequena área, o atacante Rony subiu e afastou a bola. O problema, no entanto, é que o palmeiras cabeceou a bola em seu próprio braço direito. Toda a delegação do Vozão reclamou do lance, porém o VAR nem sequer chamou o árbitro Caio Max Augusto Vieira para checar o lance.

Sobraram cartões para ambos os times

O confronto entre paulistas e cearenses não chegou a ser violento, o que também não impediu nada menos do que dezoito cartões amarelos distribuídos em campo (cinco para o Palmeiras e treze para o Vozão). A maior parte por reclamações ou faltas táticas para impedir o ataque adversário. No fim, o meia Vina ainda foi expulso ao receber o segundo amarelo.

Ceará 'cozinha' o jogo no segundo tempo e desperdiça chances

Em vantagem no Allianz Parque, o Ceará fez o que pode para controlar a posse de bola no meio de campo e neutralizar as arrancadas do Palmeiras. Com Vina, Richard, Lindoso e Mendoza trocando passes no ataque, o Vozão conseguiu 'cozinhar' o jogo na etapa final. Por conta desse estilo de jogo, os visitantes encaixaram pelo menos três contra-ataques que geraram condições claras de gol, mas Mendoza, Erick e Vina desperdiçaram.

Dudu pede para sair

Um dos principais construtores do sistema ofensivo do Palmeiras, o atacante Dudu pediu para deixar o campo na segunda metade da etapa final. O jogador tentou uma arrancada com mudança de direção e sentiu uma torção no tornozelo. O português Abel Ferreira mandou a campo o atacante Giovani, cria da Academia de Futebol.

Vozão marca no fim e consolida estreia dos sonhos no Brasileirão

Depois de desperdiçar pelo menos três bons contra-ataques, o Ceará conseguiu anotar o terceiro no fim do segundo tempo. Em jogada criada por Vina, Erick apareceu livre na área e chutou no alto. O goleiro Weverton espalmou, mas a bola sobrou nos pés de Lucas Ribeiro que dominou e, com toda a calma, deslocou o adversário e encheu o pé para o fundo da rede.

Com o VAR, Palmeiras tem pênalti no fim

Faltando um minuto para o término da partida, o Palmeiras teve um pênalti anotado após auxílio do VAR. O atacante Veron foi derrubado na área por Richardson, o árbitro marcou a penalidade e Gustavo Gómez marcou no fim. Apesar disso, não houve mais tempo para a reação alviverde.

Confusão com gandula fecha confronto no Allianz

Movimentado do início ao fim, o confronto entre Palmeiras e Ceará foi encerrado com uma grande confusão em campo. Primeiro Iury Castilho se desentedeu com um gandula e, depois, Vina e Danilo trocaram empurrões, o que desencadeou uma briga entre as duas equipes.

Próximos jogos

Depois do revés em casa na estreia do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo na próxima terça (12), às 21h30 (horário de Brasília), para encarar o Independiente Petrolero, da Bolívia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O Ceará joga no mesmo dia, às 19h15 (de Brasília), contra o Deportivo La Guaira, pela Copa Sul-Americana. A partida será disputada na Venezuela.

Ficha técnica

Palmeiras 2x3 Ceará

Data: 09/04/2022

Local: Allianz Parque, São Paulo (BRA)

Hora: 21h (de Brasília)

Cartões amarelos: Jorge, Marcos Rocha, Danilo, Abel Ferreira e Zé Rafael (Palmeiras); Vina (duas vezes), Lindoso, Erick, Richard, Geovane, Dorival Júnior, Nino Paraíba, Mendoza, Iury Castilho e Luiz Otávio (Ceará)

Cartões vermelhos: Vina (Ceará)

Gols: Jorge (contra), aos 6' do 1º tempo (0-1); Mendoza, aos 13' do 1º tempo (0-2); Zé Rafael, aos 21' do 1º tempo (1-2); Lucas Ribeiro, aos 40' do 2º tempo (1-3); Gustavo Gómez, aos 50' do 2º tempo (2-3)

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Gómez e Jorge (Atuesta); Danilo, Zé Rafael (Rafael Navarro) e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Dudu (Giovani), Scarpa e Rony. Técnico: Abel Ferreira

Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda) e Bruno Pacheco (Geovane); Richard (Lucas Ribeiro), Rodrigo Lindoso, Fernando Sobral (Richardson), Lima (Erick) e Vina; Mendoza. Técnico: Dorival Júnior.